Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
27 de março de 2024
A época mais doce do ano está chegando: a Páscoa! Nesta data, ocorre a troca de ovos de chocolate, como um símbolo de renascimento. No entanto, esse alimento, que pode ter diversas formas e composições, gera dúvidas entre quem o consome. Saiba a seguir, alguns mitos e verdades sobre o chocolate:
Mito. Todo mundo conhece alguém que não vive sem um chocolatinho e é apelidado de chocólatra, não é mesmo? No entanto, não existe evidência científica que esse alimento vicia. Cientistas revelaram em artigo publicado na revista científica Science, de 2011, que o chocolate é um ativador natural de serotonina, substância conhecida como um dos hormônios da felicidade. Portanto, a vontade de comer o doce, pode ser apenas porque você está com os níveis se serotonina baixos.
Mito. Quem engorda é você! Brincadeiras à parte, nenhum alimento é capaz de fazer uma pessoa ganhar peso, se for consumido com moderação. Nutricionistas recomendam geralmente o consumo de 20g de chocolate, o que dá em média 100 calorias, dependendo da marca e composição. Se você tiver uma dieta equilibrada e praticar atividade física, não serão 20g de chocolate que te farão ganhar peso.
Verdade. Em pesquisa publicada pelo “European Journal of Preventive Cardiology”, cientistas sugerem que comer chocolate pelo menos uma vez por semana reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas. O estudo examinou a relação entre o alimento e o bloqueio das artérias coronárias. Durante nove anos, 14.043 participantes da pesquisa desenvolveram doença arterial coronariana e 4.667 sofreram um ataque cardíaco. O estudo comparou o consumo de chocolate dos participantes e quem consumiu o alimento mais de uma vez por semana teve o risco de doenças arteriais coronarianas reduzido em 8%.
Mito. A acne está relacionada a desiquilíbrios hormonais. Não existe comprovação cientifica que o chocolate possa provocar essa condição na pele. No entanto, alguns chocolates apresentam alto índice glicêmico e podem provocar a piora da acne. Por isso, prefira os produtos com menos adição de açúcar e mais cacau.
Verdade. Além do chocolate ser um ativador de serotonina, ele pode ter efeitos protetivos contra a depressão, de acordo com estudo publicado na revista Depression & Anxiety. Segundo a pesquisa, comer qualquer tipo de chocolate, branco ou ao leite, por exemplo, reduz o risco de apresentar sintomas depressivos em 58%. Já o chocolate amargo, que tem ainda mais benefícios, pode diminuir o risco em 70%.
E você, gostou de saber sobre os mitos e verdades sobre o chocolate? Conta para a gente algum boato que você já ouviu relacionamento a esse alimento!