Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
8 de fevereiro de 2024
Provavelmente você já ouviu falar na dieta low carb. Trata-se de uma redução no consumo de carboidratos nas refeições do dia a dia e vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos. A dieta virou a queridinha nas redes sociais por ajudar no emagrecimento. No entanto, essa opção pode não ser a ideal para todo mundo. Saiba a seguir, o que é a dieta low carb.
A dieta low carb – baixo carboidrato, em português – prevê uma redução na ingestão de carboidratos, como arroz, pães ou massas.
Em uma alimentação tradicional, entre 50 e 60% da ingestão de comida é carboidrato. Já na dieta low carb o consumo deve ser de 40% ou menos. Além disso, a ideia é priorizar alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que a glicose (açúcar) é absorvida lentamente. Batata-doce e arroz integral são alguns exemplos de absorção lenta.
Entre os benefícios da dieta low carb estão a prevenção de diabetes, maior saciedade e a perda de peso. Com a priorização de alimentos com baixo índice glicêmico, é possível prevenir a diabetes tipo 2. Além disso, a dieta nos deixa satisfeitos mais rápido e por mais tempo, já que prevê o consumo de alimentos integrais. Com a redução de carboidratos e gorduras, consequentemente, há perda de peso.
No entanto, esse método não é indicado para todo mundo, sendo essencial que a dieta seja prescrita por um nutricionista. Vale lembrar que a principal fonte de energia para o corpo são os carboidratos. Por isso, quando há uma redução desses nutrientes, o corpo pode reagir com sinais de cansaço excessivo, dificuldades de concentração e alterações no humor. Além disso, pode ocorrer uma desregulação no organismo e até mesmo ganho de peso subsequente.
Existem inúmeras dietas, seja para emagrecimento ou ganho de massa, por exemplo. No entanto, é preciso sempre buscar ajuda profissional para cuidar da nossa saúde. Só um nutricionista pode prescrever um plano alimentar personalizado, com opções e porções devidamente calculadas para o nosso objetivo e conforme o nosso metabolismo. Não é que alguma dieta seja ruim, ela só pode não ser a ideal para você.