Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Como a bandagem elástica auxilia nos tratamentos fisioterapêuticos?

29 de novembro de 2023

A bandagem elástica é um recurso muito utilizado na fisioterapia para auxiliar no tratamento de diversas condições, reduzindo a dor, a inflamação e o inchaço, proporcionando suporte muscular, estabilizando as articulações e fortalecendo a musculatura.

Entre as indicações para realizar tratamento com bandagem estão: lesões ligamentares de 1° grau e de 2° grau, lesões musculares, tensões e espasmos musculares, dores musculares e miofascial.

Confira abaixo, os principais benefícios da bandagem e como ela é utilizada na prática clínica:

  1. Redução da dor

Um dos principais benefícios da bandagem é ajudar a reduzir a dor. Isso porque a sua capacidade elástica causa um efeito de elevação na pele e nos tecidos subcutâneos, diminuindo a pressão nos receptores sensoriais e neurológicos.

  1. Melhora da circulação sanguínea e linfática

A bandagem também melhora o fluxo linfático e sanguíneo, auxiliando no combate à inflamação e o edema (inchaço) na região afetada. Por isso, é muito utilizada na área da fisioterapia dermatofuncional atuando na recuperação de cirurgias estéticas, como lipoaspiração, mamoplastia e abdominoplastia, além do pós-parto.

Entre seus benefícios estão evitar as temidas equimoses (roxos) e seromas (acúmulo de líquidos abaixo da região operada ou locais próximos). Também melhora a atividade muscular e a mobilização de tecidos próximos as cicatrizes, prevenindo a abertura de pontos. Além de reduzir o tamanho das cicatrizes e evitar o surgimento de cicatrizes hipertróficas.

Mais um ponto positivo do taping é que ele ajuda a reduzir ou impedir a formação de fibrose, cicatriz que se forma internamente após uma cirurgia.

  1. Oferece suporte muscular e estabilidade às articulações

Devido à sua elasticidade, a bandagem proporciona suporte aos músculos e estabilidade às articulações. Assim, corrige o posicionamento dos membros, oferecendo proteção durante os movimentos, tudo isso sem prejudicar a mobilidade. Por isso, é muito utilizada para o tratamento de lesões, acelerando a reabilitação.

Outro ponto positivo do taping é que ele atua no fortalecimento do tônus muscular, diminuindo a sensação de fraqueza e aumentando a potência da estrutura. Além de melhorar a propriocepção, que é a capacidade do corpo de perceber a posição, o movimento e a orientação de suas partes, sem depender da visão. Desta forma, o indivíduo tem mais estabilidade, equilíbrio e coordenação motora.

  1. Melhora a performance esportiva

Além disso, fisioterapeutas aplicam a bandagem em atletas para melhorar o desempenho, proporcionando suporte e estabilidade durante a atividade física. Além de prevenir lesões e diminuir a incidência de espasmos.

  1. Melhora da postura

A bandagem elástica também pode ser utilizada para melhorar a postura, principalmente em casos de dor nas costas ou pescoço. Ela pode ser aplicada em pontos específicos para ajudar a alinhar a coluna vertebral e reduzir a sobrecarga em determinadas regiões.

Em tratamentos fisioterapêuticos, a aplicação da bandagem sempre deve ser realizada por um profissional capacitado.

Bandagem KinesioSport

Desenvolvida por especialistas, a Bandagem Elástica Adesiva KinesioSport é produzida com uma cola importada (origem alemã) de alta qualidade e durabilidade. Além de ser à prova d’água, é hipoalergênica.

Clique aqui e adquira agora.