Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Como o taping auxilia na odontologia?

27 de setembro de 2023

A bandagem elástica possui inúmeras aplicações, seja para aliviar a dor, dar suporte aos músculos e estabilizar articulações, ou até mesmo melhorar o desempenho e prevenir lesões. Também auxilia na recuperação de cirurgias estéticas e pós-parto.

Outras aplicabilidades são na área da odontologia. Dentistas e fisioterapeutas utilizam o taping em seus pacientes na recuperação de extrações dentárias, principalmente dos sisos, inserção de implantes e cirurgias ortognáticas – realizadas para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula. Ainda, é usado para o tratamento da DTM (Disfunção Temporomandibular), uma alteração na articulação facial que afeta a mastigação, deglutição e fala.

Como a bandagem elástica age?

Quando aplicada, a bandagem elástica promove ondulações que elevam a pele e facilitam a circulação sanguínea e linfática. Ela também alivia a dor através da diminuição da pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos. Tudo isso, sem medicamentos. Ela pode permanecer na pele de 3 a 5 dias, é resistente à água e hipoalergênica.

Como ela auxilia na odontologia?

Após procedimentos odontológicos, a bandagem é aplicada ainda no consultório ou no bloco cirúrgico para auxiliar na contensão do edema, na fase inflamatória e no processo de drenagem. Como ela melhora a circulação sanguínea e linfática no local de aplicação, reduz o edema (inchaço) e hematomas (roxos). Também alivia a dor e proporciona mais conforto e segurança ao paciente.

A fisioterapeuta bucomaxilofacial, Ana Paula Falk, explica que em cada tipo de cirurgia é utilizada uma tensão e um direcionamento específico na bandagem. “Se bem aplicada é uma aliada na recuperação mais rápida e com menos dor”, destaca. No caso da cirurgia ortognática, ela explica que são observados diversos detalhes específicos deste tipo de cirurgia para que o paciente sinta conforto quando atinge o pico do edema, entre o terceiro e o quarto dia pós-operatório.

Já quando se trata da DTM, a bandagem proporciona mais estabilidade, corrige, alinha e protege a articulação, promove a propriocepção e fortalece os músculos debilitados.

Vale lembrar, que a retirada do taping da face precisa atenção redobrada, pois a pele é mais sensível e pode facilmente ser lesionada se a retirada não for técnica e cautelosa.

A KinesioSport oferece a linha Soft, ideal para essas aplicações. Desenvolvida especialmente para peles sensíveis e para tratamentos, as fibras sintéticas de seu tecido possuem alta elasticidade e proporcionam maior conforto e transpiração.

 

Foto: fisioterapeuta bucomaxilofacial, Ana Paula Falk.