Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
5 de abril de 2023
Você sabia que a bandagem elástica também é uma aliada na fonoaudiologia? Isso mesmo! Além do uso para tratamento de lesões, pós-operatório ou absorção de edemas, o taping pode ser usado em tratamentos de disfunções miofuncionais orofaciais, paralisia facial, pós-AVC, sialorreia e disfagia, por exemplo. Saiba mais a seguir!
Objetivos
Entre os objetivos da bandagem KinesioSport está o alívio da dor, através da diminuição da pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos, além de promover estímulo da motricidade orofacial. Também potencializa e mantém por maior período os estímulos recebidos durante a fonoterapia, propiciando estabilidade e melhorando a contração muscular na região trabalhada.
Indicações
Um dos usos da bandagem elástica na fonoaudiologia é no tratamento de sialorreia, uma condição que consiste na perda não intencional de saliva pela boca, comum em pessoas com doenças neurológicas, como paralisia cerebral. O taping ajuda na diminuição da sialorreia, no aumento do controle de deglutição de saliva e na mobilidade da língua. Isso porque melhora a propriocepção local e fortalece o músculo orbicular da boca.
Além disso, a bandagem pode ser usada no tratamento das disfunções da ATM (articulação temporomandibular), ou seja, o movimento de abrir e fechar a boca, aliviando a dor e promovendo o relaxamento. A bandagem também facilita a retração da língua nos casos de protrusão exagerada, proporcionando mais alívio ao paciente.
No caso da disfagia, dificuldade na forma de engolir e perceber o alimento, a bandagem trabalha a parte muscular para mastigação e deglutição.
Benefícios
Entre os benefícios que o taping proporciona aos pacientes em tratamentos fonoaudiológicos estão:
– Diminui a sialorreia (produção abundante de saliva);
– Melhora a mobilidade da língua durante a fala e mastigação;
– Garante o alongamento dos músculos labiais;
– Auxilia na retração da língua nos casos de protrusão exagerada;
– Auxilia no selamento labial;
– Adequa a tônus muscular orofacial e cervical.
Lembrando que para cada disfunção existe uma forma de corte da bandagem. Por isso, procure um profissional para aplicar o taping. Além disso, é preciso ficar atento a forma de colocação e tensão da bandagem, para ter um resultado esperado.