Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
27 de junho de 2023
O corpo da mulher passa por diversas transformações durante a gravidez. Inclusive, uma das preocupações das gestantes é se o corpo voltará à forma anterior depois que o bebê nascer. Embora o processo seja lento, alguns cuidados auxiliam para que esse período seja mais confortável. Você sabia que o tape pode te ajudar neste momento?
A KinesioSport convidou a farmacêutica, consultora em amamentação, mestre e doutoranda em Ciências Farmacêuticas, Larissa Valone, para falar mais sobre os benefícios da bandagem neste período que é cheio de emoções para as mães. A bandagem possui uma capacidade elástica e funcional muito próxima a alguns tecidos do nosso corpo, por isso ela consegue auxiliar em diversos momentos, como a gravidez.
Para Larissa, é possível resolver vários “apelos” das gestantes com o tape. “Muitas mulheres reclamam do peso da barriga. O tape pode ajudar tanto para aliviar esse peso, como para reduzir a dor lombar, sem usar remédio, que é tudo que a mãe quer”, frisa. Além disso, a profissional explica que a bandagem elástica também pode ser usada para reduzir inchaço e edemas, que são comuns na gestação. Para isso, pode-se utilizar o tape linfático. “Algumas mulheres têm a formação de diástase, que é quando os músculos do abdômen se separam para abrir espaço para o bebê. Em alguns casos, podemos utilizar o taping, tanto na gestação quanto no pós-parto, para auxiliar a reduzir esse espaço, que pode ser desconfortável e trazer alguns problemas”, explica Larissa.
Durante a gestação, um hormônio chamado relaxina prepara o corpo para o trabalho de parto. Ele ajuda a relaxar as articulações para o corpo se expandir fazendo com que o bebê se desenvolva. “Com isso, todas as articulações e músculos do corpo sentem, e a mãe que é ativa pode sentir algum desconforto. A bandagem entra como auxiliar para estabilizar as articulações ou fortalecer a musculatura”, ressalta Larissa. Isso proporciona estabilidade para a mulher praticar exercícios, caminhar ou até mesmo trabalhar.
No pós-parto é possível usar o taping contensivo. Essa técnica vai auxiliar no retorno de todos os tecidos, que são formados durante a gestação, para o lugar inicial. “Desta forma, diminui o processo inflamatório que acontece nos primeiros dias do pós-parto”, acrescenta.
Ainda, proporciona maior conforto, segurança e sustentação do abdômen. Previne o seroma (acúmulo de líquido) e os hematomas. Em caso de cesárea, auxilia na cicatrização, evitando a fibrose.
A aplicação do taping deve ser realizada imediatamente após o parto, sempre por um profissional capacitado.
A amamentação é um dos momentos mais esperados e temidos pelas mães. No entanto, a bandagem pode proporcionar conforto nesse momento especial, tanto para a mãe quanto para o bebê. “Às vezes, o bebê tem dificuldade para mexer a boquinha na hora de mamar. O tape vai auxiliar como uma pré carga para fazer a movimentação e, assim, ter mais segurança e fazer o movimento correto”, frisa Larissa.