Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
6 de dezembro de 2023
Provavelmente você já ouviu falar em fascite plantar, não é mesmo? Trata-se de um processo inflamatório na fáscia plantar, o que chamamos popularmente de “sola” do pé. É uma lesão comum e que geralmente está relacionada ao excesso de movimentos na região. Essa condição afeta atletas, como jogadores de futebol e corredores, e até mesmo quem costuma usar calçados planos, como rasteirinhas. Saiba a seguir, o que é fascite plantar:
A fascite inflama a fáscia plantar, uma membrana de tecido fibroso que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso do calcanhar até os dedos dos pés. A fascite plantar gera muito desconforto e dor, podendo, inclusive, gerar dificuldades de locomoção. Essa é uma condição comum, que afeta desde atletas até pessoas que permanecem em pé por longos períodos, por exemplo.
As causas da fascite plantar ainda são desconhecidas, no entanto, na maioria dos casos, a inflamação ocorre devido estiramento excessivo da fáscia plantar ou por movimentos de repetição nessa estrutura.
De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), pesquisas têm demonstrado que a dor pode estar associada “a uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos” causados pela prática exagerada de exercícios físicos, sobrepeso ou idade.
Segundo o ortopedista Danilo Henrique Pizzo de Castro, em entrevista ao blog Eu Atleta, a fascite plantar pode surgir devido ao alto índice de sobrecarga e impacto na região plantar. “Muitas vezes associada à falta de alongamentos e fortalecimento, além da não utilização de tênis recomendados para atividade física”, explica.
Entre os fatores de risco estão sobrepeso e obesidade, prática de atividades física com impacto, uso de sapatos inadequados, pés planos e cavos e envelhecimento.
O sintoma mais característico da fascite plantar é uma forte dor na sola do pé, próximo ao calcanhar. Além disso, pode ocorrer inchaço na região e vermelhidão. No entanto, somente um médico ou fisioterapeuta pode fazer o diagnóstico da condição.
Além disso, é bom lembrar que sem tratamento essa condição pode se tornar crônica, causando alteração no caminhar e até mesmo lesões no joelho, quadril e coluna.
O tratamento geralmente inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia, mas tudo depende do paciente e do grau da inflamação. Por isso, sempre consulte seu médico ou fisioterapeuta.
A Bandagem Elástica KinesioSport também é uma aliada no tratamento da fascite plantar. Ela promove ondulações que elevam a pele, facilitando a circulação sanguínea e linfática. Alivia a dor através da diminuição da pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos.
Clique aqui para conferir como realizar a aplicação.