Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Por que não esterilizar a bandagem em autoclave?

26 de março de 2024

Após a nossa marca, KinesioClinical, lançar a primeira bandagem elástica estéril do mundo, estão surgindo algumas dúvidas por parte das profissionais. Uma delas é a respeito dos processos de esterilização que o taping pode passar.

Confira abaixo a diferença do processo de esterilização em autoclave e por óxido de etileno:

Esterilização em autoclave

A esterilização em autoclave é um processo que utiliza calor úmido sob pressão para eliminar microrganismos presentes em instrumentos, equipamentos e materiais cirúrgicos, como: agulhas, cateteres, drenos, alicates, pinças, tesouras e vidros. O vapor é aquecido a uma temperatura elevada, geralmente acima de 121°C, e a pressão é aumentada para garantir que o calor seja distribuído de maneira uniforme.

Devido à alta temperatura e umidade envolvidas nesse processo, não é recomendado utilizá-lo na bandagem elástica. A esterilização em autoclave danifica o material da bandagem, prejudicando sua aderência e, consequentemente, a eficácia.

Esterilização por óxido de etileno

A esterilização por óxido de etileno é um dos processos de esterilização mais recomendados para materiais hospitalares, como: compressa de gaze, curativo, borrachas, plásticos e implantes dentários. Com um poder de penetração muito alto, este gás consegue esterilizar a superfície do material, bem como o interior. Este processo é muito utilizado para eliminação de microrganismos em materiais termossensíveis, por agir em baixa temperatura (entre 35 e 65°C).

Neste sentido, é o método mais indicado para esterilizar bandagens elásticas, mas trata-se de um processo de alto custo, tornando-se inviável para profissionais.

Bandagem Elástica Pré-Cortada Estéril KinesioClinical

Por isso, a KinesioClinical facilitou todo o processo para os (as) profissionais. Com ótimo custo-benefício, nosso taping já vem esterilizado, pelo processo de óxido de etileno. Ideal para o ambiente hospitalar, a bandagem esterilizada previne infecções e reações adversas.

Além disso, é pré-cortada trazendo praticidade na hora de realizar a aplicação. Está disponível em sete modelos, um deles em formato leque e os demais em tiras.

O taping KinesioClinical é a melhor escolha para as profissionais que buscam segurança e praticidade em um só produto.

Quer saber mais? Siga o perfil da KinesioClinical no Instagram @kinesioclinical ou nos chame no whatsapp.