Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Qual a diferença entre taping contensivo e o linfático?

21 de abril de 2024

O taping vem sendo cada vez mais utilizado em diversos procedimentos. Seja em uma lesão, durante a gestação ou até mesmo na odontologia, a bandagem elástica não para de conquistar adeptos, devido aos benefícios que proporciona.

O taping pode ser utilizado para auxiliar no pós-operatório de diversos procedimentos cirúrgicos , como abdominoplastia, lipoaspiração, prótese de silicone mamária, mastopexia, lipopapada e rinoplastia, além de ser usado no pós-parto.

As diferenças entre o taping contensivo e o linfático basicamente estão no corte e nos objetivos com cada técnica.  Saiba mais a seguir:

Contensivo  

A técnica chamada de taping contensivo tem o objetivo de diminuir o espaço morto, ou seja, diminuir a extensão da lesão da área descolada e lesionada, controlando o processo inflamatório. Desta forma, a bandagem vai reduzir o edema (inchaço), controlar as temidas equimoses (roxos) e seromas (acúmulo de líquidos abaixo da região operada ou locais próximos).

Outro benefício do taping contensivo é que ele ajuda a controlar a formação de fibrose, tecido cicatricial fisiológico que se forma após o trauma. Auxiliando também no controle da dor, pois gera uma grande estabilização nos tecidos acelerando a cicatrização e recuperação do paciente.

Linfático 

Já o taping linfático é aquele em que a bandagem é dividida em várias tiras, como no formato de um polvo. Esse taping auxilia o sistema linfático a trabalhar de forma mais efetiva. Essas tiras vão fazer circunvoluções que vão estimular o sistema linfático, com o objetivo de sanar o inchaço, ou seja, o acúmulo de líquidos.

Esta atuação implica em uma redução do edema e equimoses no pós-operatório. Portanto, esse processo vai ajudar o paciente a ter menos inchaço e desconforto.

KinesioClinical

Além disso, não custa lembrar que essas técnicas devem ser aplicadas por um profissional capacitado. Para trazer mais praticidade e segurança nas aplicações, a KinesioClinical oferece bandagens pré-cortadas para ambas as técnicas. São sete modelos disponíveis, um em formato de leque e outros seis em tiras de diferentes tamanhos, de acordo com o local de aplicação. Todas as bandagens da KinesioClinical são estéreis, prevenindo infecções e reações adversas. 

Quer saber mais? Siga o perfil da KinesioClinical no Instagram @kinesioclinical ou nos chame no whatsapp.