Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Atividade física ajuda a reduzir os sintomas da menopausa 

24 de setembro de 2025

A menopausa é uma fase que toda mulher vai enfrentar, porém nem sempre vai ser fácil. Esse período, que marca o fim do ciclo menstrual, geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, às vezes até antes. No entanto, para muitas mulheres, a chegada da menopausa é um desafio, já que ela vem acompanhada de alguns sintomas desagradáveis. Mas você sabia que a atividade física ajuda a reduzir os sintomas da menopausa? Saiba mais a seguir! 

Atividade física como aliada 

Muitas mulheres costumam relatar alguns sintomas incômodos logo que entram na menopausa, como ondas de calor, insônia e diminuição da libido, por exemplo. São queixas comuns, mas a boa notícia é que a atividade física pode ajudar a reduzir esses sintomas. 

Estudos já comprovaram que se exercitar traz inúmeros benefícios para quem está na menopausa. Entre eles, estão a regulação do sono, a preservação da massa óssea, o que ajuda a diminuir o risco de osteoporose, por exemplo, além da proteção da saúde cardiovascular e a prevenção do risco de diabetes, infarto e hipertensão. 

Benefícios para além do físico

No entanto, os benefícios vão além dos aspectos físicos. Isso porque se exercitar também faz bem para a saúde mental. Durante a menopausa é comum se sentir mais irritada e com oscilações no humor, pois o seu corpo está passando por mudanças hormonais. A atividade física é uma aliada para combater esses sintomas, pois quando nos exercitamos o corpo produz mais neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina, neurotransmissores conhecidos como os hormônios da felicidade. Agora dá para entender por que a gente sente aquela sensação de bem-estar após praticar algum esporte, não é mesmo? 

Gostou de saber que a atividade física ajuda a reduzir os sintomas da menopausa? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!