Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Atividade física contribui para a redução do risco de Câncer de Mama 

21 de outubro de 2024

Você sabia que a prática regular de atividade física pode reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de mama? Um estudo recente realizado pela Universidade Charles, na República Checa, revelou que se exercitar pode diminuir em até 40% as chances de desenvolver a doença. Esse é um dado importante, ainda mais durante a campanha do Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Confira a seguir, como a atividade física contribui para a redução do risco de Câncer de Mama!

O que a ciência diz 

Primeiramente, é bom lembrar que não é de hoje que a ciência demonstra os benefícios da atividade física para a saúde, incluindo a redução do risco de câncer. Desde os anos 1990, diversos estudos têm confirmado a relação entre a prática de exercícios e a diminuição das chances de desenvolver vários tipos de câncer, inclusive o de mama. 

No estudo citado acima, foram analisados os dados de 130 mil mulheres de ascendência europeia, sendo que 70 mil delas tinham tumores que se espalharam. Os pesquisadores descobriram que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir em até 40% o risco de câncer de mama. 

Ainda, segundo o estudo, mulheres que se exercitam três vezes por semana apresentam 38% menos chance de desenvolver um tumor na região das mamas. Para aquelas que praticam atividade física mais de quatro vezes por semana, a redução pode chegar a 41%. Esses resultados foram consistentes em diferentes tipos e estágios da doença. 

O estudo também apontou que mulheres sedentárias têm o dobro do risco de desenvolver câncer de mama em comparação com aquelas que praticam exercícios regularmente. 

Como a atividade física ajuda na prevenção 

De acordo com os cientistas, praticar atividade física reduz fatores de risco que envolvem o desenvolvimento do câncer, como a inflamação e inchaço no corpo, controla a produção de hormônios e mantém o peso corporal baixo. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) também reforça que a manutenção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado por meio de uma alimentação balanceada e evitar o consumo de álcool, está diretamente relacionada à redução do risco de câncer de mama. Além disso, a amamentação é considerada um importante fator protetor. 

Gostou de saber como a atividade física contribui para a redução do risco de câncer de mama? Que tal aproveitar o Outubro Rosa para dar o primeiro passo em direção a um estilo de vida mais saudável? Além disso, siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!