Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Atividade física é aliada na prevenção de alergias 

9 de julho de 2025

Em 8 de julho é lembrado o Dia Mundial da Alergia, uma data que tem o objetivo de alertar para os principais sintomas e prevenção da doença que altera o sistema de defesa do organismo. Mas você sabia que a prática regular de atividade física é aliada na prevenção de alergias? Saiba mais a seguir! 

Tipos de alergia 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% da população mundial sofre com doenças alérgicas respiratórias. Entre as mais comuns, estão a rinite alérgica e a asma, que são frequentes em estações como o inverno e a primavera, por exemplo. 

As alergias ocorrem quando os anticorpos reagem de forma exagerada ao contato com algumas substâncias. Como, por exemplo, os ácaros da poeira doméstica, os pólens e até mesmo as proteínas de alimentos, como a caseína, presente no leite de vaca.  

Vale lembrar também, que existe a predisposição genética pela qual os pais alérgicos, com frequência, têm filhos também alérgicos. 

Atividade física como aliada 

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia indica a prática de atividade física como forma de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, se exercitar melhora a respiração e contribui para o equilíbrio do organismo, que são fatores essenciais para reduzir a frequência e a intensidade das crises alérgicas. 

Durante a prática de atividade física o corpo libera substâncias anti-inflamatórias naturais e aumenta a capacidade pulmonar, o que contribui para quem sofre com alergias respiratórias, como rinite e asma. Além disso, a prática de atividades como caminhada, corrida, natação ou musculação favorece o controle do peso corporal, o que ajuda na redução dos sintomas alérgicos. 

Outro benefício é que a atividade física contribui para a redução do estresse, que pode ser um gatilho para muitas alergias. Por isso, corpo ativo tende a ter uma resposta imunológica mais equilibrada. 

Escolha ambientes adequados 

No entanto, quem possui alergias deve escolher ambientes adequados para a prática esportiva. Prefira locais bem ventilados, mas evite treinar ao ar livre em dias de alta poluição ou em horários de maior concentração de pólen. Além disso, sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. 

Gostou de saber que a atividade física é aliada na prevenção de alergias? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!