Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
27 de agosto de 2025
Provavelmente você já assistiu vídeos nas redes sociais de pessoas mergulhando em uma banheira de gelo após a atividade física, não é mesmo? Até em novelas já apareceu o personagem atleta “passando frio”. No entanto, esse processo que se chama crioterapia, ainda gera muitas dúvidas. Afinal, será que a banheira de gelo pós-treino realmente funciona?
A crioterapia é um tipo de tratamento que utiliza baixas temperaturas com finalidade terapêutica, especialmente para ajudar na recuperação muscular depois da atividade física. A forma mais comum é a imersão em banheiras de gelo, por um período de 5 a 15 minutos. O objetivo desse método é diminuir a inflamação, reduzir dores musculares e acelerar a recuperação após treinos intensos.
Os benefícios da crioterapia ainda não são consenso entre profissionais da saúde. Estudos revelam que o frio pode reduzir a inflamação e a dor muscular causadas pelos microtraumas do exercício, ajudando na recuperação em curto prazo.
Por outro lado, há discussões sobre o uso frequente da técnica, pois a exposição constante ao gelo pode interferir no processo de adaptação muscular, prejudicando os ganhos de força e hipertrofia a longo prazo.
Resumindo: a banheira de gelo pode ser sim uma boa aliada para momentos de treinos intensos, como as preparações para competições, por exemplo. No entanto, a técnica não deve substituir o bom e velho descanso, a alimentação saudável e a progressão gradual de treinos. Além disso, para quem busca ganho de massa muscular, o uso deve ser moderado. E você já sabe, mas não custa lembrar que o uso da técnica deve ser orientado por um profissional.
Gostou de saber mais sobre o uso da banheira de gelo? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!