Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
31 de janeiro de 2023
Uma das formas de suar a camisa na academia, literalmente, é com exercício cardiovascular, também conhecido como aeróbico. Que nada mais é do que aquela atividade física que utiliza oxigênio no processo de geração de energia para os músculos, como a corrida, a natação, o ciclismo, subir escadas e pular corda, por exemplo. Saiba mais sobre os benefícios desse tipo de treino a seguir!
Os exercícios aeróbicos melhoram a aptidão respiratória e cardíaca, além de ajudar na circulação e no controle do peso e da glicemia. De acordo com o fisiologista do esporte do Hospital do Coração, Diego Leite de Barros, o treino aeróbico é uma indicação para sair do sedentarismo. “Começar a praticar exercícios aeróbicos é a primeira recomendação. Mas para quem precisa começar com moderação, uma indicação é o treinamento aeróbico monitorado. Nele, os batimentos cardíacos são observados durante as atividades”, explica.
Além disso, a prática regular de atividade física aumenta a resistência do coração, que se adapta aos exercícios e “se acostuma” a bombear mais sangue para o corpo. “Durante os exercícios, o consumo de oxigênio é maior. Portanto, mais gordura é queimada, o que diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares associadas, como hipertensão arterial e obesidade”, completa o fisiologista.
Você já sentiu uma sensação única depois de correr, pedalar ou até mesmo dançar? Um efeito indescritível que faz todo o esforço valer a pena? Isso tem nome, se chama endorfina, ou hormônio da alegria, que é liberado após a atividade física e é o responsável por essa sensação confortadora.
Além disso, estudos vêm demonstrando que o exercício aeróbico aumenta a proliferação de neurônios, regula sistemas de neurotransmissão e neuromodulação, além de reduzir a inflamação sistêmica. Tudo isso tem impacto significativo no sentido de melhorar a saúde mental e as funções cognitivas.
Vale lembrar também que praticar atividade física regularmente, seja ela aeróbica ou não, previne doenças. Ao fortalecer o músculo cardíaco, prevenimos doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), além de reduzir a pressão arterial, aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
Gostou de saber mais sobre os benefícios dos exercícios aeróbicos? Que tal começar a praticá-los hoje mesmo?