Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
16 de abril de 2025
O momento mais doce do ano está chegando! É época de celebrar a vida e se deliciar com um chocolatinho de Páscoa. E você sabia que o chocolate pode ajudar no desempenho esportivo? Isso mesmo! Um estudo feito na Inglaterra comprovou que o chocolate amargo traz benefícios para quem pratica atividade física. Saiba mais a seguir!
Estudo divulgado em 2016 pela Universidade de Kingston, na Inglaterra, comprovou que o chocolate amargo possui uma substância chamada epicatequina, que aumenta a produção de óxido nítrico no corpo. Isso dilata os vasos sanguíneos e reduz o consumo de oxigênio, o que permite que atletas consigam realizar suas atividades por mais tempo.
A pesquisa envolveu ciclistas que comeram uma barra de 40g de chocolate amargo por dia durante duas semanas, e depois tiveram sua performance medida. Durante o consumo das barras, os ciclistas conseguiram aumentar em até 17% a distância que eram capazes de percorrer.
Todo mundo concorda que ninguém é triste comendo chocolate, não é mesmo? Brincadeiras à parte, o chocolate também possui benefícios como a melhora do humor e do bem-estar. Isso porque ele tem efeitos no sistema nervoso, liberando neurotransmissores como a dopamina, o que pode ajudar no foco, motivação e até na recuperação emocional pós-treino.
Esse efeito é essencial para os atletas, especialmente em épocas de competição, quando o estresse está em alta e é preciso manter a concentração para alcançar um bom desempenho.
Lembrando que os benefícios apontados acima são observados com o consumo de chocolate amargo. Além disso, é fundamental contar com orientação nutricional para incluir qualquer alimento que não esteja no seu plano alimentar, especialmente se você é um atleta de alto rendimento.
Gostou de saber como o chocolate pode ajudar no desempenho esportivo? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasile fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!