Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Como a atividade física pode prevenir o câncer?

11 de outubro de 2022

Outubro chegou e, com ele, começou a campanha mundial de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, também conhecida como Outubro Rosa. E apesar de o câncer ter componentes genéticos que influenciam o seu desenvolvimento, você sabia que manter hábitos de vida saudáveis pode ajudar a prevenir o câncer de mama? Saiba abaixo como a atividade física pode prevenir o câncer.

O que é o Outubro Rosa?

Esse movimento foi criado no início dos anos 90, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Esse símbolo foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Brasil, o movimento tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. A intenção é que essas informações possam contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. 

O câncer de mama 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. 

Atividade física 

Entre os fatores de risco para a manifestação do câncer de mama estão: genética, histórico familiar, menstruação precoce, menopausa tardia e a idade. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das mulheres. 

“Algumas decisões cotidianas, tais como praticar atividade física, manter um peso adequado à altura, ser mãe antes dos 30 anos, amamentar e ingerir bebida alcoólica moderadamente, podem atuar em benefício da mulher. Além disso, é fundamental, para a prevenção do tumor de mama, se alimentar com produtos de boa qualidade, evitando comidas industrializadas”, explica a mastologista Juliana Pierobon, em entrevista ao portal Terra. 

Estudo 

Os benefícios da atividade física para prevenção do câncer de mama já foram inclusive comprovados cientificamente. Uma pesquisa publicada pelo Journal of Cancer Survivorship (revista acadêmica que aborda o tema da superação do câncer) reforçou que a prática de atividade física por pelo menos 150 minutos semanais pode reduzir novos casos de câncer.

As atividades físicas também são elencadas como preventivas à volta da doença em pacientes que já se submeteram ou que estão em tratamento oncológico. 

Dicas para prevenção do câncer de mama 

– Prefira uma alimentação com pouca gordura, ou faça trocas para gorduras do bem, como abacate e oleaginosas; 

– Descasque mais e desembale menos, ou seja, procure comida de verdade e não industrializada; 

– Opte por alimentos integrais sempre que possível; 

– Crie uma estratégia para beber mais água, como colocar o celular para despertar para se lembrar de ingerir água, por exemplo; 

– Coma mais frutas e vegetais; 

– Faça uma atividade física regularmente. 

É importante lembrar que essas dicas não substituem o acompanhamento da saúde em geral. Também, se puder, procure um nutricionista e um profissional de educação física para ser assistida integralmente. 

Gostou de saber mais sobre o movimento Outubro Rosa e de como a atividade física pode prevenir o câncer? Então, que tal se engajar nessa campanha aí onde você mora?