Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Como abandonar o sedentarismo?

10 de maio de 2023

O sedentarismo se caracteriza pela ausência de atividade física. Ou seja, aquela prática de ficar horas sentado ou atirado no sofá assistindo TV ou até mesmo conferindo os memes do dia no celular. Você é ou conhece uma dessas pessoas? Então confira a seguir, dicas de como abandonar o sedentarismo. Afinal de contas, esse comportamento pode ocasionar o aparecimento de doenças crônicas. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, se a população em todo o mundo fosse mais ativa, até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas.

Prefira as escadas

Seu local de trabalho fica no quinto andar? Que tal deixar o elevador de lado e ir de escada? Assim, você já aproveita para se exercitar. Subir escadas ajuda na saúde do coração, tonifica os músculos e é bom para as articulações.

Se o seu apartamento fica no décimo andar, por exemplo, você pode subir alguns andares pela escada e usar o elevador para os demais. Que tal se desafiar e a cada dia aumentar um lance de escadas?

Substitua o carro

Você precisa mesmo ir de carro para o trabalho? Às vezes a distância nem é tanta, e dá para ir a pé trabalhar. Além disso, se o seu trabalho fica mais longe, você pode substituir o carro pela bicicleta, assim você pratica atividade física no deslocamento.

Mas se você precisa mesmo ir de automóvel, já que deixa as crianças na escola no caminho para o trabalho, que tal deixar o veículo umas cinco quadras do seu serviço? Assim você já aproveita para realizar uma caminhada.

Escolha uma atividade física

Decidiu abandonar de vez o sedentarismo e não sabe por onde começar? Que tal escolher uma atividade que você goste? Existem inúmeras opções: da corrida ao boxe e da natação ao balé. Alternativas não faltam para quem quer se exercitar e quando a gente faz o que gosta tudo fica mais prazeroso. Além disso, fica mais difícil de faltar a aula, não é mesmo?

Estabeleça metas

A motivação sempre nos acompanha quando decidimos começar algo novo. No entanto, ela é passageira. Por isso, devemos nos aliar a disciplina, pois é ela que vamos usar naqueles dias que não temos vontade de treinar. E não serão poucos, acredite. Por isso, estabeleça metas, como por exemplo, correr 5 km em seis meses, ou perder um quilo em um mês. Assim, quando os resultados aparecem a gente fica mais feliz e continua focado no objetivo.

Tenha paciência

Outra dica é ter muita paciência e não se comparar. Somos únicos, por isso os resultados variam de pessoas para pessoa. Um erro é querer resultados imediatos. Não adianta querer perder 20 kg em um mês ou correr uma maratona em 60 dias. É preciso constância e paciência para dar certo.

E aí, se animou para abandonar o sedentarismo?