Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
8 de novembro de 2023
Tão importante quanto a saúde física, a saúde mental, muitas vezes, é deixada de lado em meio a correria do dia a dia. Mas é preciso ficar atento, transtornos mentais, como ansiedade e depressão, têm afetado cada vez mais a população. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% das pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental.
Estresse frequente, alterações de sono, cansaço excessivo, diminuição da concentração, falta ou excesso de apetite, desânimo e apatia são alguns sinais de que a sua saúde mental não está bem.Confira a seguir, algumas práticas simples que podem ser incorporadas a sua rotina para melhorar o seu bem-estar emocional:
Tenha momentos para si
Às vezes, cuidamos tanto dos outros que acabamos esquecendo de nós mesmos. Reservar momentos somente para você é muito importante. Faça uma meditação, leia um livro, dê uma caminhada no parque, assista à sua série preferida ou, simplesmente, fique sem fazer nada.
Não se cobre tanto
Você se cobra muito? Aprender a não exigir tanto de si envolve reconhecer as nossas limitações, aceitar os nossos erros e falhas, e tratar a nós mesmos com gentileza e compaixão. Ao praticar o autocuidado, podemos reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a autoestima e promover o bem-estar emocional.
Cultive boas relações
Ter boas relações, tanto de amizades, como em relacionamentos amorosos, é essencial para cuidar da nossa saúde mental. Às vezes, convivemos com pessoas tóxicas, que nos fazem mal e não nos damos conta. Procure refletir como as suas amizades estão fazendo você se sentir. Mesmo que seja difícil, muitas vezes, é necessário cortar laços.
Além disso, evite comparações, principalmente nas redes sociais. Lembre-se que as pessoas mostram na internet um recorte da vida delas, por isso não se compare.
Pratique atividade física
Incluir atividades físicas à rotina também é uma ótima maneira de cuidar da saúde mental. Isso porque quando nos exercitamos ocorre no nosso organismo a liberação de substâncias que proporcionam bem-estar, conforto e até melhoram o nosso humor. Além disso, praticar atividade física é essencial para que tenhamos longevidade e nos ajuda a prevenir uma série de doenças.
Prefira uma alimentação saudável
A maneira como nos alimentamos pode influenciar na nossa saúde mental. Doenças como ansiedade, depressão e bulimia podem se desenvolver devido à má qualidade hábitos alimentares.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), “as pessoas que seguem dietas ricas em verduras, frutas, grãos sem processar, peixes e mariscos, que contêm poucas quantidades de carnes magras e laticínios, têm risco de depressão de 25% a 35% mais baixo”. Por isso, procure fazer a sua própria comida, coma mais frutas, vegetais e gorduras boas, como peixes e castanhas.
Procure ajuda
Procurar ajuda não precisa ser um tabu. Como já falamos por aqui, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Não tenha vergonha de fazer terapia, procurar um psiquiatra ou até mesmo se abrir com pessoas de confiança.