Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
30 de novembro de 2022
Quem está fazendo uma dieta geralmente tem dúvidas em relação à perda de gordura. É comum que nos primeiros dias a pessoa veja o ponteiro baixar na balança e, depois, ele estacione. No entanto, a balança não é o método mais indicado para verificar o emagrecimento. Existem outros indicativos que devemos analisar para saber se estamos perdendo gordura, ou seja, emagrecendo. Saiba mais a seguir!
Um dos primeiros fatores que notamos ao começarmos uma rotina de atividade física é o aumento da disposição. De acordo com o Ministério da Saúde, se exercitar regularmente melhora a disposição, os músculos se adaptam a fazer contrações mais fortes e o coração melhora a capacidade de bombear mais sangue. Tudo isso proporciona a capacidade de fazer movimentos cada vez mais intensos e mais prolongados, o que pode influenciar também na perda de gordura.
“Do ponto de vista mental, vencer um desafio vai melhorando a autoestima, eu me enxergo melhor e mais capaz. Além disso, o cérebro como um todo começa a funcionar melhor. Isso vai afetando as capacidades de raciocínio e também aumenta a sensação de prazer. De uma certa maneira, é como se fosse um meio que ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão. Essas coisas acontecem quando a gente pratica a longo prazo”, explica o professor Eduardo Kokubun, em entrevista ao Ministério da Saúde.
Uma das coisas que devemos parar de fazer quando buscamos emagrecimento, é subir a toda hora na balança. Segundo artigo publicado na Uol pelo professor de educação física e graduando de nutrição Dinei Siqueira, a perda de peso não necessariamente significa emagrecimento. Isso porque emagrecer é perder gordura, e não peso.
“A perda de peso pode estar relacionada à perda de líquidos internos, perda de volume muscular e outras possibilidades. Ou seja, os números na balança descerem pode não ser uma coisa tão boa assim”, ressalta. Além disso, segundo o especialista, a melhor maneira de verificar se está perdendo gordura é por meio das medidas.
“Mas não será necessário ficar conferindo a cada treino. Para realizar essa conferência basta escolher uma roupa que, a princípio, esteja mais justa e experimentá-la a cada 15 dias. Assim poderá verificar e acompanhar a folga nas roupas ao longo do processo”, explica.
Ainda, segundo Siqueira, a gordura ocupa muito espaço, mas pesa pouco, se comparada ao músculo. Por isso, a redução de medidas é mais fiel à queima de gordura do que a balança.
Outro fator importante para analisar se estamos perdendo gordura, é a melhora da digestão. Nos primeiros dias de reeducação alimentar e prática de atividade física, já notamos que aquela sensação de estufamento e desconforto vai indo embora. Além disso, o organismo passa a dedicar mais tempo no processamento dos nutrientes mais importantes, acelerando ainda mais o metabolismo, melhorando o resultado do protocolo alimentar a cada dia e sintetizando de forma correta os alimentos.
E você, que estratégias usa para saber se está perdendo gordura?