Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
21 de março de 2025
O basquete é um esporte que movimenta o corpo inteiro e, com isso, exige uma preparação intensa para um bom condicionamento físico. No entanto, como em qualquer atividade física, o risco de lesões existe tanto durante os treinos quanto nos jogos. E, já que estamos em plena temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), o campeonato brasileiro de basquete masculino, nada melhor do que falar sobre as lesões mais comuns no esporte e como tratá-las, não é mesmo? Saiba mais a seguir!
Uma das lesões mais comuns no basquete é a entorse de tornozelo. Isso ocorre porque, durante o jogo, os atletas realizam muitos saltos para pontuar, defender ou bloquear o adversário, por exemplo. Com isso, podem pisar de maneira irregular durante a aterrissagem, virando o pé para dentro ou para fora, o que pode causar o estiramento dos ligamentos.
O tratamento inicial inclui repouso, aplicação de gelo, elevação do tornozelo e exercícios de fortalecimento orientados por um fisioterapeuta. Além disso, o uso de bandagem elástica pode ajudar a estabilizar a articulação, reduzindo a dor e o edema.
Outra lesão bastante comum no basquete acontece quando a bola atinge a ponta dos dedos com força, deslocando uma articulação.
Mas, apesar da dor intensa e da aparência preocupante, na maioria dos casos a aplicação de gelo e a imobilização do dedo são suficientes para reduzir o desconforto. Além disso, dependendo do caso, o atleta pode voltar rapidamente à quadra.
Como o basquete é um esporte de alta intensidade, com muita explosão e mudanças de direção bruscas, o joelho é constantemente exigido e pode sofrer algumas lesões nos ligamentos e articulações.
Além disso, os rompimentos do ligamento colateral medial e do ligamento cruzado anterior são bastante comuns e podem exigir um tempo mais longo de recuperação. Nesses casos, o tratamento é feito com acompanhamento médico e fisioterapêutico, por exemplo.
O basquete é feito de transições rápidas da defesa para o ataque, e muitas vezes de modo explosivo. Com isso, os músculos e tendões, principalmente da parte posterior da coxa, são levados ao limite e podem acabar se rompendo.
A recuperação envolve repouso, aplicação de gelo e exercícios de fisioterapia. Ademais, a bandagem elástica pode ser utilizada para reduzir a dor e melhorar a circulação sanguínea na região lesionada.
O tendão de Aquiles é uma parte do pé que serve para suportar os impactos das atividades diárias. Por isso, ele acaba sendo muito sobrecarregado em um esporte de alta intensidade como o basquete, onde se pula e corre muito.
Em lesões leves, o repouso e a fisioterapia ajudam na recuperação em poucas semanas. Além disso, a bandagem elástica pode ser aplicada para aliviar a tensão no tendão e auxiliar no suporte durante a caminhada. No entanto, pode ser necessária intervenção cirúrgica em casos mais graves.
Lembrando que o tratamento para todas as lesões pode incluir a bandagem elástica KinesioSport, seja para reduzir dor, edema ou até mesmo dar suporte às articulações. Clique aqui e garanta já a sua!
E você, já sabia quais eram as lesões mais comuns no basquete e como tratá-las? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!