Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
10 de janeiro de 2024
Provavelmente você já teve a sensação de que dormiu menos do que precisava, não é mesmo? De acordo com especialistas, adultos devem dormir de sete a nove horas por noite, mas você sabia que quando não temos uma boa noite de sono, nossa vida pode sofrer alguns impactos? Saiba a seguir, o que acontece quando não dormimos o suficiente.
Primeiramente é bom lembrar que ter uma boa noite de sono nos proporciona tanto saúde física quanto mental. Além disso, dormir bem fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e é essencial no bom funcionamento do cérebro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio de sono, o que se agravou ainda mais durante a pandemia de Covid-19, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto do Sono, de São Paulo.
Conforme a pesquisa intitulada “O cérebro humano com privação de sono”, publicado na revista científica Nature Reviews Neuroscience, em 2017, ocorrem algumas alterações neurais no cérebro quando não dormimos o suficiente.
Segundo os cientistas, uma das capacidades cognitivas afetadas com a perda de sono, é a atenção. De acordo com o estudo, isso ocorre, pois a falta de sono afeta regiões e redes cerebrais associadas à atenção, como o córtex pré-frontal dorsolateral, área também ligada à inibição, coordenação e modulação do comportamento.
Conforme reportagem produzida pela Agência Einstein, ficar 18 horas sem dormir prejudica os reflexos motores, julgamento e o tempo de reação quando dirigimos. Além disso, o corpo tem um efeito parecido com o de embriagado (o equivalente a uma concentração de 0,05% de álcool no sangue).
Já para quem passa mais de 24 horas sem dormir, o efeito de embriaguez é ainda maior, equivalente à taxa de 0,10% de álcool no sangue, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).
Não dormir o suficiente também pode causar aumento da corticosterona, um dos hormônios que o corpo libera em situações de estresse. Outro fator associado ao aumento da corticosterona, está a falta de concentração, memória e o até mesmo o desenvolvimento de ansiedade.
Confira a seguir, dicas para ter um sono de qualidade e reparador, conforme orientações do Ministério da Saúde:
– Praticar atividade física;
– Eliminar luzes e barulhos durante a noite, sempre que possível;
– Adotar uma rotina de horários para dormir e acordar, com 7h a 9h de repouso;
– Se tiver o hábito de dormir durante o dia, o cochilo não deve ultrapassar 45 minutos;
– Não ingerir álcool 4h antes de dormir e não fumar;
– Evitar cafeína pelo menos 6h antes de dormir;
– Não ter uma alimentação “pesada”, apimentada e doces por pelo menos 4h antes de dormir.
E você, tem dormido o suficiente? Conta para a gente nos comentários!