Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

O que comer no pré e no pós treino?

28 de fevereiro de 2023

Quem segue conteúdo fitness nas redes sociais se depara com várias receitas diariamente. Mas é preciso atenção na hora de se inspirar nas receitas dos influenciadores digitais. Afinal de contas, os objetivos são diferentes! E você já deve ter se questionado sobre o que comer antes ou após o treino, não é mesmo? O ideal é sempre consultar um nutricionista, mas se você quiser dicas fáceis do que comer no pré e pós treino, confira a seguir!

Pré-treino

Primeiramente, é bom lembrar que não existe uma receita pronta sobre como se alimentar no pré e pós treino. No entanto, para a nutricionista Lia Buschinelli, em entrevista ao portal Uol, o importante é consumir um carboidrato no pré-treino, independentemente do tipo de atividade física. “Pensando pela lógica, sempre antes do exercício é importante comer algo desse grupo alimentar, que é o principal combustível das células”, explica.

Já para quem treina ao acordar, antes das demais atividades diárias, a nutricionista sugere, por exemplo, um suco. “Vale até aquele de uva integral, que é bem concentrado, ou mesmo um suco de laranja feito na hora”, indica Buschinelli.

Segundo especialistas, você pode consumir o carboidrato cerca de 20 minutos antes do treino, que já é o suficiente para adquirir a energia.

Agora, se você trabalhou o dia inteiro e vai treinar só depois do expediente, a dica é reforçar o lanche e o jantar depois. “Dá para fazer uma pequena refeição mais elaborada antes, como pão integral, banana com aveia, batata-doce cozida, eventualmente até mesmo o suco, mas em pequenas quantidades, para não pesar na digestão e atrapalhar o exercício”, explica a nutricionista.

E o pós treino?

O pós-treino é fundamental, independentemente do objetivo. Porém, muitas pessoas acham que se querem emagrecer devem pular refeições e não jantar, por exemplo. Isso, de acordo com especialistas, está equivocado. “Se o indivíduo se alimentar bem ao longo do dia, em quantidades moderadas, o exercício vai ter um efeito muito melhor no corpo do que se ele fosse treinar em jejum ou ficasse sem comer depois do treino”, explica Buschinelli.

Isso também vale para quem quer ganhar massa muscular. Neste caso, a nutricionista indica consumir proteína depois do treino, junto com o carboidrato. “Se a pessoa treina de manhã, pode tomar o suco de frutas antes e, depois da prática, fazer o café da manhã habitual, com uma vitamina de leite com aveia e fruta, ou pão integral com queijo ou ovos”, indica.

Descasque mais e desembale menos

Lembrando que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda a priorização de alimentos naturais, ou seja, aquele famoso descasque mais e desembale menos! Por isso, o melhor é que, sempre que puder, você priorize esse tipo de alimento. No entanto, sabemos que com a correria do dia a dia, pode ser difícil preparar todas as refeições e às vezes precisamos optar por comidas pré-prontas.

O ideal é consultar um nutricionista para tirar essas e outras dúvidas. Além disso, esse profissional vai elaborar um plano alimentar personalizado e de acordo com as suas necessidades!

Gostou das dicas do que comer no pré e no pós treino? Que tal compartilhar com um amigo que vai adotar a vida fitness com você nesse ano?