Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
28 de fevereiro de 2024
Sempre falamos por aqui de temas que envolvem músculos, tendões e ligamentos, mas e sobre a fáscia, você já ouviu falar? Trata-se de um tecido conjuntivo do corpo, composto principalmente por colágeno. Além disso, esse tecido percorre todo nosso organismo e uma das suas funções é a proteção contra traumas.
Saiba a seguir, o que é fáscia e qual sua função:
Provavelmente você já ouviu na academia que precisa fazer liberação miofascial, não é mesmo? Trata-se de uma técnica para prevenir dores e lesões musculares. No entanto, muita gente desconhece o que é a fáscia, um tecido que faz parte da nossa anatomia e vem ganhando notoriedade nos últimos anos.
A fáscia é como se fosse uma grande rede ou teia que recobre todos os nossos músculos, nervos e órgãos. O principal objetivo dela é manter “tudo no lugar” no organismo, fornecendo força e proteção a diversas áreas do corpo.
Estudos recentes revelam que a fáscia tem um papel importante no trabalho dos músculos, auxiliando a contração das células musculares para gerar força e afetando a rigidez muscular.
Além disso, a fáscia ajuda na transição de força por meio do sistema músculo-esquelético. Como exemplo, temos o tendão de Aquiles, que transfere força para a fáscia plantar.
No entanto, má postura, estresse e treinos intensos podem gerar o acúmulo de toxinas e nódulos no corpo. Isso afeta o funcionamento do sistema musculoesquelético, alterando a coordenação, a flexibilidade e a força muscular. Por isso, escutamos tanto que precisamos fazer liberação miofascial, pois esses nódulos são desmanchados, devolvendo o tecido ao seu formato normal.
A fascite plantar é uma das principais lesões relacionadas a tensões na fáscia. Ela ocorre quando há uma inflamação da fáscia plantar, que conecta a região do calcanhar aos dedos dos pés. Essa lesão é geralmente causada por sobrecarga na fáscia plantar, o que resulta em microlesões e por consequência causa inflamação.
De acordo com artigo publicado no The Conversation (via G1) pelo professor Adam Taylor, da Universidade de Lancaster (Inglaterra), a fascite afeta cerca de 22% dos atletas.
Além disso, Taylor revela que a fáscia tem o segundo maior número de nervos depois da pele. “Os revestimentos fasciais dos músculos também têm sido associados à dor causada por cirurgias e a lesões musculoesqueléticas causadas por esportes e pelo envelhecimento”, explica.
Outro dado importante é que a fáscia pode ser a causa ou pode ter envolvimento com o desconforto de até 30% das pessoas com dor musculoesquelética.
De acordo com o artigo de Taylor, uma das razões que levou a fáscia ser negligenciada na saúde é devido à dificuldade de visualizar o tecido com tecnologia de imagem até então disponível. Mas, nos últimos anos, pesquisadores conseguiram visualizar a fáscia por meio de ressonância magnética e ultrassonografia.
Uma das maneiras de manter o nosso corpo com tudo no lugar é aliviando as tensões na fáscia, com a liberação miofascial. Confira alguns benefícios dessa prática, que deve ser feito com o auxílio de um rolo de massagem:
– Aumenta a mobilidade articular;
– Libera e ativa os músculos;
– Prepara a musculatura a ser trabalhada;
– Melhora a circulação e respiração;
– Relaxa a musculatura;
– Ajuda na recuperação muscular e evita dores;
– Previne lesões.
Além disso, vale lembrar que a bandagem elástica KinesioSport é uma aliada no tratamento de lesões musculoesqueléticas, pois atua na prevenção e tratamento de lesões, promovendo a diminuição de processos inflamatórios. Adquira a sua clicando aqui.
E você, gostou de saber sobre o que é fáscia e qual sua função? Conta para a gente nos comentários se você já sabia sobre esse tema!