Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
2 de abril de 2024
Você já ouviu falar em lipedema? Trata-se uma doença que provoca acúmulo de gordura e inchaço nas pernas e ainda pode causar dor. A enfermidade afeta cerca de 12% da população brasileira, segundo o Jornal Vascular Brasileiro. No entanto, o lipedema só foi reconhecido como doença em 2022, por isso ainda há pouca literatura sobre o assunto e a enfermidade é pouco conhecida pela população. Saiba a seguir, o que é lipedema.
O lipedema atinge principalmente mulheres em fases como a puberdade, gravidez e menopausa e possui origem hormonal, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo. Além disso, não há muitas informações sobre a doença, muitas vezes, ela é confundido com celulite, retenção de líquido ou até mesmo obesidade.
No entanto, segundo especialistas, no caso do lipedema a gordura é mais localizada e os pacientes possuem dificuldade para emagrecer, mesmo com dieta. Além disso, os pacientes apresentam tronco fino e pernas mais grossas.
Os principais sintomas da doença são acúmulo desproporcional de gordura (geralmente nos braços e pernas); dor e sensibilidade; inchaço; mudanças na textura da pele; problemas circulatórios e limitação de movimento.
O tipo de tratamento varia de acordo com o paciente e o grau da doença. O lipedema não tem cura, no entanto, existem terapias que ajudam a aliviar os sintomas e promovem qualidade de vida ao paciente. Geralmente se utiliza terapia de compressão, drenagem linfática, controle de peso com dieta e exercícios, e em alguns casos há indicação de cirurgia.
A KinesioSport também pode ser utilizada no tratamento contra lipedema. Isso porque o taping promove a diminuição de processos inflamatórios e absorção de edemas e hematomas. Além disso, a bandagem promove ondulações que elevam a pele e facilitam a circulação sanguínea e linfática. Outro benefício é o alívio da dor por meio da diminuição da pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos. Adquira já a sua bandagem clicando aqui.
E você, já tinha ouvido falar em lipedema? Conta para a gente nos comentários!