Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

O que é tendinite e como tratá-la?

16 de novembro de 2023

Provavelmente você conhece alguém que já teve tendinite. Essa inflamação, que ocorre nos tendões e causa dores e inchaço na região afetada, é mais comum do que se imagina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 100 pessoas sofre com tendinite. No entanto, muita gente acha que essa inflamação só afeta atletas ou quem passa muito tempo digitando. A tendinite pode afetar qualquer pessoa e está ligada à processos degenerativos, idade e até predisposição genética. Saiba a seguir, o que é tendinite e como tratá-la:

O que é?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão, que nada mais é do que um cordão fibroso que tem como função unir o músculo ao osso. O corpo humano tem mais de 4.000 tendões em todo o corpo. Embora todos os tendões possam sofrer com a tendinite, as áreas mais afetadas são punhos, antebraços e pés. Ainda, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a causa mais comum de tendinites é o trauma local ou excesso durante trabalho ou jogo. Além disso, a inflamação pode se manifestar em quem não se exercita, possui postura inadequada ou tensão muscular.

Tratamento

O tipo de tratamento para a tendinite varia de acordo com o grau da lesão do tendão. No entanto, geralmente inclui uso de gelo, repouso, anti-inflamatórios e até mesmo o taping.

Isso mesmo! A bandagem elástica também pode ser aliada no tratamento contra tendinite. A KinesioSport ajuda a reduzir a dor, proporciona apoio aos músculos e estabiliza as articulações. Além disso, promove a diminuição de processos inflamatórios e inibe a contração muscular, promovendo ondulações que elevam a pele e facilitam a circulação sanguínea. Adquira a sua bandagem elástica clicando aqui.

Lembrando que a inflamação pode durar dias ou meses, dependendo do quadro do paciente. Por isso, é muito importante consultar um médico o mais rápido possível, assim que você sentir dores nos tendões. Além disso, para prevenir a tendinite é preciso praticar atividade física, principalmente para promover o alongamento e o fortalecimento das musculaturas.