Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Principais lesões no triatlo e como tratá-las 

10 de setembro de 2025

O triatlo, esporte que une natação, ciclismo e corrida, vem crescendo cada vez mais no Brasil. O “boom” chegou até a trama de uma novela do horário nobre, que tem como protagonista um triatleta que usa a modalidade para cuidar da saúde física e mental. No entanto, por exigir alto nível de preparo, o esporte demanda atenção especial para evitar lesões. Confira a seguir as principais lesões no triatlo e como tratá-las. 

Ombro do nadador 

A natação, primeira etapa do triatlo, envolve movimentos repetitivos que exigem bastante dos ombros. Essa sobrecarga pode causar inflamações e dores na região, conhecidas como “ombro do nadador”. 

O tratamento geralmente é feito com fisioterapia e, em alguns casos, com medicação. Além disso, a bandagem elástica pode ajudar no alívio da dor, enquanto exercícios de fortalecimento são fundamentais para prevenir novas lesões. 

Hérnia de disco 

O ciclismo, segunda etapa da prova, exige muito da lombar devido à postura prolongada sobre a bicicleta. A hérnia de disco está entre as lesões mais recorrentes, pois afeta os discos intervertebrais, que são responsáveis por evitar atritos e amortecer impactos. 

As causas podem incluir quedas, sobrecarga e fatores genéticos. A fisioterapia é a principal forma de tratamento e a bandagem elástica pode auxiliar na redução de edema e no alívio da dor, por exemplo. 

Fascite plantar 

A corrida, última etapa do triatlo, também exige atenção. Entre as lesões mais comuns está a fascite plantar, um processo inflamatório que afeta a fáscia plantar, tecido conjuntivo que recobre a musculatura da sola do pé, do calcanhar até a base dos dedos. 

O tratamento inclui repouso, aplicação de gelo e fisioterapia. Além disso, a bandagem elástica pode ser uma aliada para aliviar dores musculares e ajudar na reabilitação, muitas vezes sem necessidade de medicamentos. 

E você, já sabia quais eram as principais lesões no triatlo e como tratá-las? Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo triatleta que também quer melhorar o desempenho sem se machucar. Além disso, siga a KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil para mais conteúdos e novidades, e garanta já a sua bandagem elástica clicando aqui.