Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
29 de maio de 2024
O frio chegou e com ele as doenças respiratórias ficam mais comuns. A mudança de temperatura, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para que ocorra um aumento das alergias respiratórias. Além disso, com tantas oscilações climáticas, o nosso sistema imune pode ficar fragilizado, propiciando o aparecimento de doenças do trato respiratório. Saiba a seguir, quais as doenças respiratórias mais comuns.
O resfriado é uma infecção causada por uma grande variedade de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. De acordo com o Ministério da Saúde, coceira no nariz ou irritação na garganta costumam ser os primeiros sinais, seguidos por espirros e secreções nasais. Além disso, a congestão nasal é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre.
Já a gripe é causada pelo vírus influenza. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas geralmente aparecem de forma repentina e incluem febre, dores no corpo e cansaço. Além disso, entre o segundo e o quarto dia as dores no corpo e o cansaço tendem a diminuir, enquanto os sintomas respiratórios aumentam, o que pode favorecer o aparecimento de uma tosse seca.
A rinite é uma inflamação da mucosa nasal, que provoca irritação, inchaço e obstrução do nariz, o que desencadeia a coriza e espirros. No entanto, existem quatro tipos de rinite: infeciosa, alérgica, não alérgica e mista. A rinite alérgica é uma das mais comuns e ocorre quando o sistema imunológico detecta um alérgeno, como poeira, mofo, pólen e fungo, por exemplo.
A asma, também conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Além disso, os sintomas incluem tosse frequente, chiado no peito, cansaço e dificuldade para respirar.
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Os sintomas geralmente incluem febre, tosse e dor torácica.
– Mantenha-se hidratado;
– Evite fumar;
– Deixe o ambiente limpo e ventilado;
– Lave as mãos com frequência e limpe maçanetas;
– Higienize roupas de frio que estavam guardadas, além de lençóis e edredons;
– Tenha uma alimentação balanceada, o que inclui mais frutas e vegetais.
E você, o que tem feito para fugir das doenças respiratórias? Conta para a gente nos comentários!