Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
20 de janeiro de 2023
Todo mundo tem um amigo que come tudo o que vê pela frente e se mantém magro, não é mesmo? Além disso, você também deve conhecer alguém que passa horas na academia, faz dieta direitinho e, ainda assim, tem dificuldade para emagrecer. Essas características estão ligadas à genética, sistema muscular, metabolismo energético e ao biotipo corporal. Saiba mais sobre os biotipos corporais e como eles podem influenciar no seu emagrecimento.
A teoria dos biotipos corporais foi criada pelo psicólogo americano, William Herbert Sheldon Júnior na década de 1940. De acordo com o nutricionista Thiago Monteiro, em entrevista ao blog Eu Atleta, o biotipo corporal se define pelo formato do corpo humano, que pode sofrer influência pelo conjunto de reações corporais (metabolismo), massa corporal, quantidade de gordura e constituição óssea. “Dentro disso, podemos ter a classificação de cada indivíduo”, explica. Veja abaixo quais são as características de cada biotipo, de acordo com o especialista.
Sabe aquela pessoa que come bastante e não engorda? É um ectomorfo. Esse biotipo é caracterizado por indivíduos que possuem o metabolismo mais acelerado, com maior facilidade na definição e dificuldade no ganho de peso. A característica desse biotipo é um corpo magro, ainda que a pessoa coma mais calorias do que gaste , ombros estreitos e pernas e braços compridos.
Pessoas que possuem um corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos, são caracterizadas com o biotipo mesomorfo. Elas apresentam troncos mais largos, com cintura e quadril mais estreitos.
Sabe o exemplo da pessoa que malha bastante, faz dieta e mesmo assim tem dificuldade para emagrecer? Essas são características do biotipo endomorfo. São indivíduos que possuem facilidade em ganhar peso, além de dificuldade na definição muscular, uma vez que possuem um metabolismo mais lento.
William Sheldon criou um teste caseiro para isso para a pessoa descobrir seu biotipo corporal. Siga as instruções a seguir, conforme explicação do nutricionista Thiago Monteiro:
– Se você é destro (escreve com a mão direita) essa mão será o instrumento de medição e a mão esquerda (punho) será o local de medição. Entre o dedo médio e o dedão da mão direita, você deve tentar entrelaçar o punho esquerdo;
– Se você conseguir encontrar a ponta dos dois dedos com facilidade, tocando as pontas do dedão e do dedo médio, você é mesomorfo;
– Se você encontrar os dedos e tiver sobra, com o dedo médio passando além do dedão, é ectomorfo;
– Agora, se entrelaçar e não conseguir encontrar os seus dedos, se eles não se tocarem, você é endomorfo.
Vale lembrar que a forma ideal para descobrir o seu biotipo é por meio de uma avaliação de um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo. Esse especialista vai avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura, permitindo identificar as características de cada pessoa e, assim, saber qual é o biotipo.
Gostou de saber mais sobre os biotipos corporais? Pelo teste do criador da teoria, você se enquadra em qual deles? Conta pra gente nos comentários!