Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
8 de maio de 2024
Você já acordou com uma dorzinha no ombro? Aquela que deixa tudo mais difícil, como pentear o cabelo, escovar os dentes e pegar as crianças no colo? Todas essas ações só são possíveis graças a articulação do ombro, que é a mais flexível de todo o corpo humano, pois permite movimento de quase 360 graus.
No entanto, a dor no ombro é uma queixa comum em consultórios médicos, ficando atrás apenas da dor lombar e no joelho, segundo reportagem do portal Uol. Saiba a seguir, quais as principais causas da dor no ombro.
As causas da dor no ombro podem ser traumáticas e atraumáticas. As traumáticas, por exemplo, estão relacionadas a quedas, choques e movimentos bruscos. No entanto, essas lesões atingem pessoas mais jovens.
Já as causas atraumáticas são mais comuns com o avanço da idade. Por isso, estão relacionadas ao envelhecimento, já que ocorre o desgaste de articulações e tendões.
Já a bursite ocorre quando há uma inflamação em uma ou mais bursas, que são pequenas bolsas de líquido localizadas nas articulações. Além disso, a função das bursas é diminuir o atrito e amortecer o impacto entre os tendões e os ossos do ombro.
Por isso, a bursite é uma condição dolorosa, além de diminuir a amplitude do movimento do ombro.
Além disso, a causa está relacionada a sobrecargas excessivas causadas por movimentos repetitivos e lesões traumáticas.
A tendinite é uma inflamação nos tendões — cordões de tecidos formados por estruturas de colágeno — e pode ocorrer no joelho, ombro, punho e cotovelo. No ombro, a inflamação também é conhecida como Síndrome de Impacto ou Tendinite do Manguito Rotador.
O sintoma mais comum da tendinite é dor no ombro, mas que pode irradiar para o braço. Além disso, em alguns casos a dor é tão intensa que pode provocar até mesmo a sensação de perda de força no braço.
As causas são variadas, mas geralmente estão associadas a esforço intenso e repetitivo com o braço ou até dormir toda a noite de bruços, com a cabeça apoiada sobre o braço. Além disso, o tendão pode ficar inflamado devido ao uso excessivo dos braços em elevação, como em esportes como a natação e vôlei ou até mesmo em atividades profissionais, como os carpinteiros e pintores.
A artrite ocorre quando a articulação inflama e a artrose é a degeneração das articulações. Além disso, são doenças degenerativas que afetam outras articulações e não somente os ombros e são mais comuns em pacientes mais velhos.
Os sintomas da artrite no ombro são dor, inchaço e vermelhidão. Já a artrose causa uma dor profunda e latejante que piora com a atividade física e melhora com o repouso.
Uma das causas da artrite está relacionada ao desgaste natural das articulações, porém também pode estar ligada ao excesso de peso. Já a artrose possui como possíveis causas a obesidade e esforços físicos repetitivos.
Além disso, todas as causas que trouxemos no texto podem ser tratadas com a bandagem elástica KinesioSport. Adquira a sua clicando aqui.
E você, já sabia quais as principais causas da dor no ombro? Conta para a gente nos comentários!