Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
19 de junho de 2024
A corrida, assim como qualquer outro esporte, apresenta risco de lesões, se for praticada sem orientação profissional. Primeiramente, é bom lembrar que essa modalidade possui uma legião de adeptos e não para de crescer. Não é para menos que a corrida foi o esporte mais praticado no mundo em 2023, de acordo com levantamento do Strava, um dos principais aplicativos para praticantes de atividade física. No Brasil, o esporte ficou em 3º lugar, atrás apenas do ciclismo e da caminhada. No entanto, o grande volume de treinamento, aliado a falta de orientação profissional, pode lesionar atletas. Saiba, a seguir, quais são as lesões mais comuns na corrida.
A canelite é uma lesão muito comum em quem começa a correr. No entanto, esse é o nome popular da síndrome da tensão tibial medial. Trata-se de uma inflamação que causa dor e desconforto ao longo da tíbia, mais conhecida como “osso da canela”. Essa lesão é causada devido ao uso excessivo dos músculos, tendões e tecido ósseo da região e causa dor ao apertar a parte de dentro da canela ou ao correr.
A fascite plantar também é outra lesão que assombra muitos corredores. Trata-se de uma inflamação na fáscia plantar, que é uma faixa de tecido conjuntivo que se estende do calcâneo até os dedos e promove a estabilização do arco do pé. Nessa lesão, o corredor geralmente sente uma “fisgada”, dor e rigidez na planta do pé, próximo ao calcanhar. Além disso, geralmente essa dor é mais intensa pela manhã e alivia ao longo do dia com o caminhar. Essa lesão está associada ao estresse excessivo e sobrecarga na fáscia plantar, o que resulta em microlesões, causando a inflamação.
As fraturas por estresse representam 10% de todas as fraturas esportivas, de acordo com a mestre em ortopedia e traumatologia, Ana Paula Simões. Os praticantes da corrida são mais suscetíveis a essa lesão, devido ao impacto nos membros durante a prática de exercícios. Além disso, essa lesão pode ocorrer quando o atleta aumenta a carga de treino, mais do que os músculos e tendões podem aguentar. Os sintomas das fraturas por estresse incluem inchaço e dor, que pioram com o tempo.
Outra lesão comum, é a entorse de tornozelo, que ocorre quando há uma torção no local. Essa lesão pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos. Os principais sintomas são inchaço, dor e limitação dos movimentos.
A síndrome do trato iliotibial é uma lesão que causa dor e desconforto na região lateral do joelho. Além disso, entre as causas dessa lesão, estão treinos em superfícies inclinadas ou duras, seja em esteiras ou no asfalto, pois o impacto no joelho é maior, aumentando a tensão nas articulações.
Todas as lesões mencionadas aqui podem ser tratadas com a bandagem elástica KinesioSport. Primeiramente, é bom lembrar que essa bandagem foi desenvolvida para dar suporte a todo tipo de atleta, esteja você se preparando para uma maratona ou suando na academia.
Além disso, a bandagem KinesioSport ajuda a reduzir a dor e a fadiga muscular, apoia os músculos e estabiliza as articulações, melhorando a sua performance. Ao mesmo tempo, auxilia na prevenção e tratamento de lesões, promove a diminuição de processos inflamatórios e absorção de edemas e hematomas. Adquira já a sua clicando aqui.
Gostou da saber mais sobre as lesões mais comuns na corrida ? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todas as novidades!