Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Será que tenho canelite?

22 de agosto de 2023

Provavelmente você já ouviu falar em canelite, não é mesmo? Assim que é popularmente conhecida a síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia. Trata-se uma inflamação nas imediações da tíbia, o osso da canela. Muito comum em corredores e jogadores de futebol, que geralmente têm um volume muito grande de treinamento, a canelite pode incluir vários sintomas e ser causada por diversos fatores. Saiba mais a seguir!

Causas e sintomas

Tem gente que começa a correr e se empolga tanto que já quer logo cruzar a linha de chegada de uma maratona. No entanto, o excesso de volume pode acarretar lesões, como a canelite. As causas, além da sobrecarga de treinos, podem ser várias, como prática de atividade física em terreno irregular, uso de calçados inadequados e até mesmo a falta de alongamento.

Você está se perguntando: será que tenho canelite? Saiba que entre os sintomas mais comuns estão dor e a sensação de queimação na canela ao correr, além de fraqueza nos pés e inchaço.

Além disso, em entrevista a Uol, o fisioterapeuta do esporte, Murilo Curtolo, explicou que ao correr o corpo recebe um impacto três a oito vezes maior que seu próprio peso. Com isso, a falta de um treinamento bem planejado, que inclua aumento progressivo, além do descanso (que também é treino) está entre as principais causas da canelite.

Como prevenir

De acordo com o ortopedista Fellipe Savioli, também em entrevista a Uol, a falta de fortalecimento das panturrilhas, do tibial anterior, dos quadríceps e dos glúteos também favorece a canelite, já que os músculos são importantíssimos para absorver o impacto e ajudam a proteger ossos e articulações.

Entre as indicações para prevenir a canelite estão a realização de treinos bem planejados, com aumento progressivo de volume, usar calçados adequados para a prática, seja corrida, futebol ou outra atividade física, alongar o corpo e andar descalço sempre que puder.

Além disso, não custa lembrar que o acompanhamento feito por profissionais é essencial para a prevenção de lesões.

KinesioSport como aliada

A bandagem elástica KinesioSport também é sua aliada no tratamento para a canelite. O taping de alta tecnologia ajuda a reduzir a dor e a fadiga muscular, apoia os músculos e estabiliza as articulações. Além disso, a bandagem ajuda a diminuir o processo inflamatório da lesão. Clique aqui e e veja como realizar a aplicação de bandagem para canelite.