Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
4 de outubro de 2023
Que a atividade física faz bem para a saúde, proporciona mais disposição, melhora a qualidade do sono e diminui o estresse, já sabemos. No entanto, muitas pessoas acabam não praticando, pois acham que só se faz exercício físico na academia. Mas já pensou em ter contato com a natureza ao mesmo tempo que cuida do seu corpo e da sua mente? Confira a seguir, 5 motivos para praticar esportes ao ar livre:
Praticar atividade física melhora o condicionamento físico, proporcionando mais disposição no dia a dia. Além disso, promove mais resistência aeróbica e anaeróbica, força, velocidade, flexibilidade, potência e agilidade. Se engana quem pensa que esses fatores só nos beneficiam na prática de esportes. Afinal, precisamos fazer força até para levantar da cama, buscamos ser mais ágeis para chegar ao trabalho e precisamos de flexibilidade para alcançar aquele pote que está em cima do armário, por exemplo.
Já passamos horas dentro do ambiente de trabalho, na faculdade e em casa, por que não praticar atividades físicas ao ar livre? A exposição com o verde é importante para a nossa saúde mental, pois ajuda e reduzir o estresse e a ansiedade.
Um estudo publicado no The World Journal of Biological Psychiatry, revelou que ficar mais tempo ao ar livre altera até mesmo a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, na regulação das ações e no desempenho cognitivo. Além disso, melhora a imunidade, reduz a pressão arterial e processos inflamatórios.
Que tal economizar ao mesmo tempo que cuida da sua saúde? Isso mesmo, para praticar atividade física e obter todos os resultados que já citamos, ainda podemos economizar dinheiro e tempo praticando esportes ao ar livre. Dinheiro, pois não precisamos pagar a mensalidade da academia, todas as cidades possuem um parque aberto ao público. Também economizamos tempo, já que na academia precisamos esperar liberar algum aparelho para fazer nosso treino, por exemplo. No parque, a gente faz o nosso tempo e ainda não gasta dinheiro.
Muita gente paga a mensalidade da academia ou até mesmo aqueles planos anuais e acaba não indo. Sem falar, que dependendo da modalidade que você pratica, existe um horário definido, o que pode te prejudicar caso ocorra algum imprevisto e não consiga comparecer ao treino. Ao ar livre, não existe rotina, você faz o seu horário e define os dias que são melhores de acordo com a sua agenda. Além disso, você pode variar a modalidade, sendo praticado sozinho ou em grupo, e o local, em diferentes parques, bairros e até na praia.
Praticar atividade física ao ar livre também estimula a produção de vitamina D, já que estamos expostos ao sol. Seus principais benefícios são regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter o cérebro funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos.
Além disso, pessoas com altos níveis de vitamina D no cérebro têm 33% menos probabilidade de desenvolver demência. Como revela uma pesquisa realizada pela Universidade Tuftsnos, nos Estados Unidos.
Agora que você já sabe os inúmeros benefícios de treinar ao ar livre, que tal calçar o tênis e praticar atividade física?