Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
22 de agosto de 2022
Beber água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Ela ajuda a regular a temperatura do corpo, elimina toxinas e auxilia na absorção de nutrientes. E você sabe qual é a importância de manter a hidratação durante o treino?
De acordo com o médico endocrinologista Guilherme Renke, em entrevista ao Blog Eu Atleta, dependendo da intensidade da atividade física, é necessário tomar água antes, durante e após o treinamento físico, para evitar a desidratação do organismo. Isso porque, quando nos exercitamos, a taxa de transpiração aumenta, e perdemos, em média, de um a dois litros de líquidos por hora de exercício.
Além disso, se não compensamos a perda de líquidos e a transpiração, desequilibramos a regulação da temperatura, o que afeta a saúde e diminui nosso desempenho físico.
Além da urina com a cor mais escura, alguns sinais de desidratação são: fadiga, tonturas, cãibras, alterações na visão e na audição e elevação da frequência cardíaca. Por isso, é sempre bom ter uma garrafinha de água por perto para manter a hidratação durante o treino.
Confira a seguir algumas dicas para os dias de treino:
– Nas duas horas que antecedem o treino, beba de 250 a 500 ml de água. Além disso, o ideal é evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos muito pesados nesse período; – Durante o treino, é bom ter uma garrafinha de água por perto e beber de 125 a 250 ml a cada 15 minutos. Se a atividade física ultrapassar uma hora de duração, você opte por água de coco, que ajuda na reposição de minerais, por exemplo; – No pós treino, observe a cor da urina. Se estiver escassa e amarelada, é um sinal de desidratação. Mantenha a ingestão de líquidos e observe se a urina ficará mais clarinha.Lembre-se que essas dicas não substituem um plano alimentar elaborado especificamente para você. Afinal de contas, cada pessoa é única. Algumas transpiram mais e outras menos, por isso, o cálculo de ingestão de água deve ser ajustado de acordo com as suas necessidades. E você, já sabia da importância de manter a hidratação durante o treino?