Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

A importância de manter a hidratação durante o treino

22 de agosto de 2022

Beber água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Ela ajuda a regular a temperatura do corpo, elimina toxinas e auxilia na absorção de nutrientes. E você sabe qual é a importância de manter a hidratação durante o treino?

Ingestão diária de água pode variar

Geralmente, médicos e nutricionistas recomendam que se tome dois litros de água por dia. No entanto, dependendo do seu objetivo físico, pode ser necessário ingerir até 40 ml de água por quilo de peso.

De acordo com o médico endocrinologista Guilherme Renke, em entrevista ao Blog Eu Atleta, dependendo da intensidade da atividade física, é necessário tomar água antes, durante e após o treinamento físico, para evitar a desidratação do organismo. Isso porque, quando nos exercitamos, a taxa de transpiração aumenta, e perdemos, em média, de um a dois litros de líquidos por hora de exercício.

Além disso, se não compensamos a perda de líquidos e a transpiração, desequilibramos a regulação da temperatura, o que afeta a saúde e diminui nosso desempenho físico.

Dicas para se manter bem hidratado

Além da urina com a cor mais escura, alguns sinais de desidratação são: fadiga, tonturas, cãibras, alterações na visão e na audição e elevação da frequência cardíaca. Por isso, é sempre bom ter uma garrafinha de água por perto para manter a hidratação durante o treino.

Confira a seguir algumas dicas para os dias de treino:

– Nas duas horas que antecedem o treino, beba de 250 a 500 ml de água. Além disso, o ideal é evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos muito pesados nesse período; – Durante o treino, é bom ter uma garrafinha de água por perto e beber de 125 a 250 ml a cada 15 minutos. Se a atividade física ultrapassar uma hora de duração, você opte por água de coco, que ajuda na reposição de minerais, por exemplo; – No pós treino, observe a cor da urina. Se estiver escassa e amarelada, é um sinal de desidratação. Mantenha a ingestão de líquidos e observe se a urina ficará mais clarinha.

Lembre-se que essas dicas não substituem um plano alimentar elaborado especificamente para você. Afinal de contas, cada pessoa é única. Algumas transpiram mais e outras menos, por isso, o cálculo de ingestão de água deve ser ajustado de acordo com as suas necessidades. E você, já sabia da importância de manter a hidratação durante o treino?