Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Confira 5 benefícios de treinar em dias frios

3 de maio de 2023

Treinar em dias frios pode ser um desafio para muita gente. Afinal de contas, uma cama quentinha parece mais convidativa. No entanto, precisamos cuidar da saúde durante todas as estações do ano, inclusive quando a temperatura começa a cair.

Além disso, treinar em dias mais frios tem inúmeros benefícios. Confira:

Maior queima de calorias

Quem nunca ouviu uma história que em dias frios é mais fácil emagrecer? Você sabia que é verdade? Isso acontece porque o corpo gasta mais calorias para conseguir manter o equilíbrio da sua temperatura. No entanto, não adianta querer emagrecer contando só com esse gasto calórico que temos a mais se exercitando no frio. É preciso equilíbrio entre atividade física e reeducação alimentar.

Melhora o humor

Segundo reportagem do portal Uol, quando a temperatura cai, ficamos menos expostos aos raios solares, o que provoca alterações hormonais em nosso organismo. Com isso, ocorre uma queda na produção de substâncias que geram prazer, bem-estar e diminuem o estresse.

E o que fazer para melhorar o humor então? Praticar atividade física ao ar livre aumenta a exposição à luz natural e é benéfico para a saúde mental. Além disso, se mexer estimula a produção de substâncias como endorfina, serotonina e dopamina, conhecidas como hormônios da felicidade e que proporcionam bem-estar.

Fortalece a imunidade

É só a temperatura baixar que as doenças respiratórias começam a se proliferar. Por isso, é muito importante fortalecer o sistema imunológico. A atividade física por si só já é uma aliada da imunidade. No outono e no inverno, com a exposição frequente ao frio, o corpo se adapta às baixas temperaturas, o que favorece a atividade do sistema imune. Além disso, evite treinar em locais fechados, sem ventilação, para se prevenir de resfriados, gripes e até mesmo da Covid-19.

Qualidade do sono

Ninguém merece dormir mal, não é mesmo? A atividade física também influencia na qualidade do sono. Isso também se deve a produção das substâncias conhecidas como hormônios da felicidade, que possuem a capacidade de melhorar o humor e a saúde mental.

Maior rendimento

Quando as temperaturas estão mais baixas não transpiramos tanto para se exercitar, já que sofremos menos com o superaquecimento do corpo. Com isso, o organismo aproveita melhor o gasto energético, proporcionando um rendimento maior.

E aí, se animou para começar a treinar?