Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
13 de dezembro de 2023
O ciclismo é um esporte que não para de receber adeptos. A prática sobre duas rodas está dominando parques e rodovias e traz inúmeros benefícios à saúde. Entre eles, o aumento de força muscular, a melhora do condicionamento físico e a redução do colesterol. No entanto, como em qualquer outro esporte, quem pratica ciclismo está sujeito a se machucar se não estiver preparado. Confira a seguir, as principais lesões e como evitá-las:
Quase todo mundo já caiu um tombo de bicicleta que foi inesquecível, não é mesmo? As quedas são quase que inevitáveis no ciclismo. No entanto, podemos pedalar com equipamentos mais seguros para não nos machucarmos ao cair. Uma dica é sempre usar capacete, para evitar uma concussão cerebral em quedas.
A dom lombar é uma das maiores queixas entre os ciclistas. Como é um esporte que se fica muito tempo na mesma posição, há muita pressão sobre a coluna. Por isso, fique sempre na posição correta em relação ao quadro da bicicleta para evitar maiores problemas. Verifique se o ângulo do selim está ideal para a sua estatura. Além disso, faça alongamento de quadril e costas para aliviar a tensão na lombar.
Outra lesão comum no ciclismo é a síndrome da dor patelofemoral, um distúrbio musculoesquelético comum que afeta a articulação do joelho e que causa muita dor. Para evitar essa lesão, verifique a altura do selim da bicicleta, além de fazer alongamentos para reduzir a tensão local.
Dores no períneo também são frequentes em ciclistas. Pedalar exige que se fique sentado por um longo tempo, isso pode acarretar uma pressão no períneo, provocando dor e desconforto. A dica para evitar essa condição é escolher um banco que você se adapte, além de usar roupas adequadas ao ciclismo, como bermudas específicas para o esporte.
Outra lesão que afeta os ciclistas é a tendinite, que pode ocorrer tanto nas mãos, como nos ombros ou outras articulações do corpo. Uma das causas é o movimento repetitivo durante o pedal, o que pode sobrecarregar essas estruturas. Para prevenir a tendinite, sempre faça aquecimento e alongamento antes do treino, realize fortalecimento muscular e pedale com postura correta.
Além das dicas acima para evitar as lesões, todo ciclista deve realizar a técnica bike fit. Esse é o momento que o atleta vai descobrir qual bike é a ideal para sua estatura, desde o quadro até o selim. A dica é realizar o bike fit antes de comprar a bicicleta, por isso o ideal é ir em uma loja e experimentar os modelos, antes comprar uma bike sem orientação. Essa técnica é capaz de evitar diversas lesões.
Outra aliada na prevenção e tratamento de lesões para o ciclismo, é a bandagem elástica KinesioSport. Com alta tecnologia, a bandagem ajuda a reduzir a dor e a fadiga muscular, apoia os músculos e estabiliza as articulações, melhorando a sua performance. Também auxilia na prevenção e tratamento de lesões, promove a diminuição de processos inflamatórios e absorção de edemas e hematomas. Além disso, estimula e inibe a contração muscular, promovendo ondulações que elevam a pele e facilitam a circulação sanguínea e linfática.