Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
1 de novembro de 2023
Não é raro ficarmos sabendo de alguém que se lesionou na academia. Afinal de contas, a musculação está entre as atividades físicas mais praticadas pelos brasileiros, de acordo com estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No entanto, muitas dessas lesões ocorrem devido à execução errada do exercício ou excesso de carga, por isso é fundamental ter o acompanhamento de um profissional de educação física. Saiba a seguir, quais as lesões mais frequentes na academia e como evitá-las!
De acordo com especialistas, as lesões mais comuns são nos joelhos, coluna e ombros. Entre elas, a tendinite patelar, uma lesão no tendão que conecta a rótula (patela) à tíbia. O tendão patelar auxilia os músculos a estenderem o joelho. Esse trauma é comum por esforço repetitivo ou ausência de fortalecimento muscular adequado.
Outra lesão comum é a Tendinite de Aquiles, que nada mais é do que uma inflamação no tendão de Aquiles ou no seu revestimento. Esse tendão fica localizado no calcanhar e é uma das estruturas responsáveis pela ligação entre os ossos e músculos da perna e dos pés. Além disso, esse trauma também é muito comum devido ao esforço repetitivo.
As articulações são as junções entre dois ou mais ossos do corpo humano. Elas que permitem que flexionemos os membros superiores e inferiores e mantêm a estabilidade dos ossos. No entanto, o treino diário do mesmo grupo muscular, sem descanso, pode ocasionar a inflamação das articulações, provocando lesões.
Os estiramentos musculares são muito comuns em academias. Trata-se do estiramento ou rompimento de um músculo, ou seja, quando o músculo estica demais. Essa luxação ocorre geralmente na região lombar e no músculo da parte de trás da coxa. Além disso, essas lesões ocorrem geralmente devido à movimentos realizados muito rápidos ou com uso excessivo de força.
Entre as lesões mais frequentes nas academias está a lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas, que é uma condição que afeta a parte inferior da coluna. A lombalgia geralmente é causada devido ao levantamento excessivo de carga ou má postura ao realizar o exercício.
A primeira dica para evitar lesões na academia é ter o acompanhamento de um profissional de educação física. Muitas pessoas assistem vídeos na internet e querem reproduzir, mas acabam fazendo a execução incorreta. Outra dica é ir aumentando a carga progressivamente, pois muitas lesões ocorrem devido ao excesso de carga. O peso deve aumentar aos poucos, para evitar sobrecarga.
Mais um fator importante, é sempre aquecer antes da prática de atividade física. Nada de chegar na academia e já ir levantando peso. É preciso preparar o músculo para o exercício.
A bandagem elástica KinesioSport também é aliada na prevenção de lesões durante a prática esportiva. O taping ajuda a reduzir a dor e a fadiga muscular, apoia os músculos e estabiliza as articulações, melhorando a sua performance. Clique aqui e adquira a sua bandagem agora mesmo!