Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
16 de agosto de 2023
Existem pessoas que preferem se exercitar antes de começar a trabalhar, enquanto outras optam por ir durante o intervalo do almoço. Há também aqueles que só conseguem se dedicar à atividade física após o término do expediente. Além disso, quem nunca abriu o Instagram ao acordar e viu o post daquela amiga que madrugou para correr? Ou ainda o status daquele colega que depois do expediente ainda enfrenta a lotação da academia, não é mesmo? Mas afinal de contas, qual o melhor horário para treinar? Saiba mais a seguir!
Um estudo realizado pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) revelou que treinar entre as 18h e as 21h é o ideal para hipertensos, já que o risco de ter picos de pressão é menor. Já uma pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, indica que homens com propensão ao diabetes tipo 2 podem ser mais beneficiados ao treinar no turno da tarde.
Recentemente, um estudo realizado no Reino Unido, revelou que malhar no turno da tarde pode reduzir os riscos de morte prematura mais do que os exercícios matinais ou noturnos. A pesquisa foi realizada com cerca de 90 mil homens e mulheres.
Se a meta é o emagrecimento, por exemplo, o médico pós-graduando em medicina do esporte Hugo Gatto, em entrevista ao portal Terra, indica o turno da manhã. “Se o objetivo for maximizar a queima de gordura, pode ser benéfico programar sessões de treino para as primeiras horas da manhã. O metabolismo basal (quantidade mínima de energia que o corpo precisa para manter as funções vitais em repouso) é geralmente mais baixo durante à noite. Então, o exercício matinal pode ajudar a estimular o metabolismo e aumentar a queima de gordura durante todo o dia”, revela.
Já se o foco é ganhar resistência e massa muscular, pesquisas indicam que o melhor momento para se exercitar é no fim do dia, porque é quando o nosso corpo tende a estar mais aquecido e pronto para o exercício físico. Além do período ser menos propício a lesões, já que a musculatura não está mais tão rígida quanto ao acordar. Outra recomendação é treinar até as 21h para evitar insônia.
Em entrevista ao blog Eu Atleta, o médico do esporte, Roberto Nahon, indica que o ideal é cada um testar o melhor horário para realizar o treino. “A aptidão de cada pessoa, o humor e as características do ciclo natural do corpo também desempenham um papel importante. De maneira mais objetiva, seria ideal o indivíduo testar em qual período do dia ele se adapta melhor à prática desejada”, indica.
No final das contas, o melhor horário para treinar é aquele que você tem disponível ou se adaptar melhor. Independentemente se for de manhã, tarde ou noite, o importante é se mexer!