Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
26 de julho de 2023
Escolher um horário para treinar pode ser um desafio para muita gente. Para ir a academia antes do trabalho é preciso levantar-se muito cedo e depois do expediente o cansaço bate. Ou seja, qualquer horário pode ser um impedimento para ir malhar, no entanto é preciso disciplina para deixar as desculpas de lado e ir treinar.
Muita gente opta por aproveitar aquele intervalo do almoço, que geralmente é de 1h30 a 2h para ir a academia. No entanto, como tudo na vida, há o lado bom e o lado ruim ao escolher este horário. A seguir, saiba os prós e os contras de ir treinar na hora do almoço:
Um dos prós de ir treinar no horário de almoço é a otimização do seu tempo, já que você não vai precisar sair mais cedo de casa e nem chegar mais tarde. Além disso, ao nos exercitarmos o corpo libera endorfina e dopamina, que são conhecidos como hormônios da felicidade, ou seja, logo após o exercício sentimos uma sensação de bem-estar, aliviando o estresse. Com isso, é possível render mais no trabalho e sentir mais disposição no restante do dia.
A orientação para quem quer ir na academia neste horário é fazer uma refeição leve antes do treino, para não treinar de estômago vazio. Após o treino, inclua carboidratos para recuperar a energia e em proteínas como carnes, frango e ovos.
Um dos contras de treinar neste horário é deixar o almoço de lado. Se você pratica atividade física sem se alimentar, seu corpo pode usar a massa muscular para obter energia durante o exercício. Isso ocorre porque, quando ficamos sem comer, o corpo busca em seus estoques fontes de glicose, que é a energia do corpo. Durante a atividade, a necessidade de glicose aumenta e, na falta de alimentos, o corpo pode usar o músculo como fonte de glicose, já que é mais fácil transformar a proteína em glicose do que a gordura.
Também calcule o tempo direitinho para não precisar almoçar tão rápido, pois acaba não gerando tanta saciedade e, consequentemente, você acaba comendo mais depois.
Outro fator negativo é treinar no horário de almoço no verão, devido ao calor. Para isso, é preciso procurar por ambientes climatizados, como academias ou arborizados, como parques, para evitar a exposição solar.
Leve em consideração na hora de decidir treinar ao meio dia:
-Quanto tempo tenho disponível para me exercitar e me recuperar antes de voltar ao trabalho?
-Qual é o tipo de treino que pretendo fazer e como ele pode afetar meu rendimento e disposição no trabalho?
-Tem uma academia perto do trabalho?
-Vai dar tempo de você almoçar?
Não deixe que o horário que você possui para ir treinar vire uma desculpa. Muita gente diz que não malha no intervalo do almoço, pois é pouco tempo. Mas treinar meia hora por dia, por exemplo, é melhor que não se exercitar. Então, deixe as desculpas de lado e faça o seu melhor com o tempo que você possui. Lembrando que o treino sempre deve ter a orientação de um profissional capacitado.