Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
4 de junho de 2025
Treinar no frio pode ser desafiador para muitas pessoas. Afinal de contas, quem nunca quis ficar no quentinho da cama em vez de ir correr no parque, não é mesmo? No entanto, manter a constância nos treinos é fundamental para alcançar bons resultados e evitar se machucar. Confira a seguir como se aquecer no frio e evitar lesões!
Quando a temperatura está baixa, o corpo demora mais para aquecer, deixando músculos, articulações e tendões mais rígidos e suscetíveis a lesões. Por isso, alguns cuidados são indispensáveis, como, por exemplo, um bom aquecimento.
Reserve de 10 a 15 minutos do treino só para o aquecimento. Caminhe rapidamente, faça pequenos trotes de corrida ou até utilize uma carga mais leve, se estiver praticando musculação. Assim, você aumenta a circulação sanguínea, eleva a temperatura corporal e melhora a mobilidade articular.
Outra dica é se vestir de acordo com a temperatura, nada de sair de manga curta se o termômetro marcar abaixo de 15 graus! O mais indicado é se vestir em camadas, ou seja, de uma forma que você possa ir retirando as roupas conforme a temperatura vai aumentando.
Além disso, não esqueça de proteger as extremidades com luvas, gorro e meias térmicas, já que são áreas mais sensíveis à perda de calor.
A mobilidade articular é essencial para preparar o corpo e evitar lesões. Além disso, ela ajuda a melhorar a amplitude dos movimentos e ativa os músculos que serão exigidos durante o treino. Por isso, priorize exercícios como rotação de quadris, elevação de joelhos e agachamentos leves, por exemplo.
Gostou das dicas de como se aquecer no frio e evitar lesões? Siga o perfil da KinesioSport no Instagram @kinesiosportbrasil e fique por dentro de todos os conteúdos e novidades!