Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150
5 de março de 2024
A hérnia de disco foi a principal causa de afastamento do trabalho em 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de uma lesão que ocorre devido ao desgaste dos discos vertebrais lombares ou cervicais, que acabam pressionando as raízes nervosas mais próximas e provocando muita dor. Provavelmente você conhece alguém que já sofreu com essa lesão, não é mesmo? Saiba a seguir, o que é hérnia de disco.
Primeiramente, é bom lembrar que a coluna vertebral é composta por várias vértebras. Entre elas estão os discos intervertebrais, estruturas em formato de um anel, compostas por tecido cartilaginoso e elástico. A função desses discos é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, absorvendo o impacto.
No entanto, os discos intervertebrais se desgastam devido ao uso repetitivo e a idade, o que facilita a formação de hérnias de disco. Ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
De acordo com especialistas, a hérnia de disco pode ocorrer devido ao envelhecimento natural do corpo, mas também devido a exercícios físicos intensos praticados de forma incorreta ou até mesmo a má postura ou o uso de mochilas muito pesadas.
O tratamento para hérnia de disco é feito com anti-inflamatórios, fisioterapia e em alguns casos é preciso intervenção cirúrgica. Além disso, o uso de bandagem elástica é indicado, já que o taping pode ser usado para aliviar a dor e auxiliar a manter a postura correta. O uso de KinesioSport promove a diminuição de processos inflamatórios e absorção de edemas e hematomas. Clique aqui e adquira a sua!
Com algumas mudanças de hábitos é possível evitar a hérnia de disco:
-Fique atento a sua postura diariamente;
-Não sobrecarregue a coluna com muito peso na mochila;
-Pratique atividade física com orientação profissional;
-Evite o sobrepeso;
-Não permaneça muitas horas seguidas sentado.
São mudanças simples, mas que podem evitar uma lesão no futuro.