Frete Grátis para Sul e Sudeste em pedidos a partir de R$150

Quando usar a bolsa de gelo e a bolsa de calor?

6 de setembro de 2023

Você já se machucou e na hora de aplicar compressa, ficou em dúvida se usava a bolsa de gelo ou a de calor? Muito utilizadas para alívio de dores, aumento de circulação sanguínea e até alívio de cólicas, as compressas são aliadas de muita gente para tratar estes desconfortos. Você também tem dúvida? Então saiba a seguir, quando usar cada uma delas.

Bolsa de gelo

Tanto a bolsa de gelo quanto a bolsa de calor possuem inúmeros benefícios. No entanto, a bolsa de gelo é utilizada geralmente logo após o trauma, ajudando a diminuir a dor e prevenir inchaço e hematoma, por exemplo. Além disso, o tratamento com o gelo também pode ser realizado na forma de imersão. É comum vermos atletas que saem de uma partida de futebol ou correm uma longa distância mergulharem em uma banheira de gelo, não é mesmo?

De acordo com a doutora em Ciências da Saúde, Paola Machado, em artigo publicado no portal Uol, a aplicação da bolsa de gelo deve ser de 15 a 20 minutos. Além disso, a indicação é para casos de quedas, pancadas, distensões musculares ou lesões nas articulações.

Bolsa de calor

Já a bolsa de calor, é mais utilizada para diminuir desconfortos, como as cólicas do período menstrual, por exemplo. No entanto, ela também é utilizada para aumentar o fluxo sanguíneo, promover sensação de relaxamento e pode ser aliada durante o parto.

A bolsa de calor é indicada para lesões mais crônicas e deve ser usada 48 após o trauma. O tempo de aplicação também é de 15 a 20 minutos.

Cuidados

Lembrando que tanto ao usar a bolsa de gelo como a bolsa de calor, é preciso muito cuidado para não queimar a pele. Esse ponto foi reforçado pela fisioterapeuta do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Gizelle Martins, em publicação do Ministério da Saúde. “Quando as pessoas forem fazer uso das compressas de gelo e de calor, devem tomar alguns cuidados principalmente para pacientes diabéticos por causa da redução da sensibilidade”, explica Gizelle. “Temos que estar em alerta na região que for utilizar o gelo ou o calor, verificando se tem a sensibilidade diminuída para que não haja queimadura, além de evitar colocar em feridas abertas”, completa.

KinesioSport

Para auxiliar nos tratamentos de calor e frio, a KinesioSport oferece alguns produtos, como a Bolsa de Gelo Flexível Impermeável. Com capacidade para até um litro, ela traz mais praticidade para o tratamento de dores locais, inchaços e edemas. Seu formato arredondado e o tecido flexível oferecem conforto e se adaptam a várias regiões do corpo. Está disponível nas cores cinza e rosa.

Mas, se você é daqueles que procura uma alternativa ainda mais prática, temos as bolsas de gelo e de calor instantâneas e descartáveis, uma alternativa rápida, fácil e segura de realizar tratamentos de terapia térmica.

Sem a necessidade de refrigeração, a bolsa de gelo é indicada para alívio de dor, redução de edemas, tratamento inicial de contusões e torções, entre outras condições. Já a bolsa de calor não precisa de aquecimento prévio, sendo indicada para alívio de dores e espasmos musculares, rigidez articular e outras condições. Ótimas opções para levar na bolsa do dia a dia, ou até mesmo em viagens.

Clique aqui para adquirir as bolsas para terapia térmica da KinesioSport.